No momento, você está visualizando Guia: Conectividade para Centrais de segurança

Guia: Conectividade para Centrais de segurança

Conectividade para Centrais de segurança

Quando o assunto é segurança, não pode haver espaço para erros e imprevistos. Por isso preparamos um guia para explicar as características e opções de conectividade para sua central de alarme ou segurança.  Saiba como escolher o melhor chip para sua central de segurança, conheça os tipos de chip mais utilizados no mercado e saiba qual a melhor opção para sua central de alarme. 

Falaremos bastante sobre telemetria e M2M neste post, caso não esteja familiarizado recomendamos que após a leitura dê uma olhada em nosso outro guia:  Tudo o que você precisa saber sobre chip M2M 

A importância da central de segurança.

Uma pesquisa de dados feita pelo site vision of humanity um site dedicado a medir o “GPI” ou o Índice Global da Paz, (em inglês Global Peace Index) classifica cada país em três aspectos: segurança e proteção da sociedade, conflito doméstico e internacional e nível de militarização. 

Segundo o levantamento de dados, o Brasil se encaixa na posição de número 128 de 163, a posição o que denota elevada vulnerabilidade e insegurança. Está cada mais arriscado deixar uma propriedade ou empresa à mercê da sorte, sem uma central de segurança. 

Atualmente estima-se que apenas 15% das casas brasileiras possuem alguma forma de segurança eletrônica. Em países desenvolvidos da Europa, os números já são bem maiores, chegando em aproximadamente 85% das casas sendo monitoradas por algum tipo de segurança eletrônica e inteligente. 

Esses dados indicam 2 coisas: 

  • A primeira é que o mercado de segurança no Brasil ainda é imaturo e tem muito espaço para crescer. 
  • A segunda é que o baixo número de monitoramento é preocupante para a segurança dos brasileiros. Mas ao tudo indica o número de casas com qualquer tipo de monitoramento eletrônico só tende a crescer, a tendência tem aumentado a aderência de usuários a cada ano. 

Como funciona uma central de segurança?

Ao conhecer esses dados, é possível que você tenha sentido o desejo de investir mais em segurança — seja para proteger sua casa e seus bens, garantir a segurança da sua empresa ou até mesmo aproveitar a crescente demanda do mercado e se tornar um vendedor de centrais de segurança.

Para isso, você deve saber como funciona uma central de segurança e saber quais são os pontos que você deve se atentar para adquirir uma. 

Chips M2M para Centrais de Segurança

Ao programar todo o sistema de segurança que geralmente é feito por um técnico da área ou pela empresa contratada, você tem algumas opções de ativação e monitoramento. A primeira e de forma manual, você mesmo tem que ativar e ela ficará ativa até você a desligar manualmente, seja na própria central ou por algum controle. 

A segunda forma é fazer a programação para que a central seja ativada e desativada de forma automática via Chip.

Para que os chips M2M/IoT possam ativar automaticamente toda a rede de segurança, é necessário que possuam um pacote de dados de SMS.

Isso permite o envio e recebimento de comandos da central. Além disso, a comunicação pode ser programada para um horário específico, garantindo a ativação e desativação automática do sistema.

Vantagens das centrais de segurança e conectividade

Ao instalar uma central de segurança confiável e feito todas as configurações necessárias dos meios de comunicação das câmeras e sensores de transferência de dados, o seu nível de segurança aumenta.

Evitando assim ficar pensando toda hora em sua segurança, melhorando sua qualidade de vida e de bem estar! Ganhe qualidade, segurança e monitoramento! 

Principais diferença entre o Chip comum e o Chip M2M: Conectividade para Centrais de segurança

É vital ter o máximo de meios de comunicação da sua central e os demais dispositivos de segurança, sejam eles os meios por chips ou cabo, Nossa recomendação é que sua central trabalhe sempre com dois tipos de comunicação: a via cabo e a via chip. 

Na comunicação via chip a escolha do chip também tem sua importância. 

São 2 tipos de chips mais comuns utilizados em centrais de segurança, o pré-pago e o M2M. 

Temos um post em nosso blog chamado Diferença Chip pré-pago Chip M2M lá explicamos de forma mais completa o funcionamento de cada chip e porque o pré-pago pode prejudicar suas operações. 

O que é um Chip comum?

Esse é tipo de chip que as operadoras mais comercializam, sendo vendido tanto para pessoas físicas como para empresas, com diferentes ofertas e planos de dados, podendo ser também pré-pago, é aquele chip que utilizamos em nosso celular. 

Por que NÃO é recomendado chip pré-pago em central de segurança?

Esse tipo de chip não é apropriado para gerenciamento grandes volumes de dados, ou seja, os planos de dados geralmente são insuficientes ou expiram rápido demais, com isso o processo de transferência de dados pode ser lento. 

Incompatibilidade do dispositivo com o chip comum.

As empresas fabricantes de centrais sabem que os dados enviados são geralmente em maior volume, para proteger o usuário e evitar que ele gaste dinheiro com recargas constantes ou com planos de dados absurdamente caros, fazem com que seus aparelhos funcionem apenas com um tipo de chip específico:  O chip M2M. 

O que é um chip M2M?

As empresas fabricantes de centrais sabem que os dados enviados são geralmente em maior volume, para proteger o usuário e evitar que ele gaste dinheiro com recargas constantes ou com planos de dados absurdamente caros, fazem com que seus aparelhos funcionem apenas com um tipo de chip específico:  O chip M2M. 

Porque utilizar um chip M2M em sua central de segurança é a MELHOR OPÇÃO?

Chips M2M ou também Chips de telemetria são feitos justamente para essa demanda, transmitir grandes quantidades de dados de forma rápida e precisa. 

Mesmo assim você deve ficar atento a outro fator: Tem o acesso a APN privada. 

APN Privadas são melhores que as públicas, garantindo melhor conexão e evitando quedas de sinal e aumentando o segurança dos dados gerados por ela. 

O que é a APN e qual é a sua funcionalidade.

Falando de maneira simples: todo o tráfego da internet tem que sair de um lugar e passar para um transmissor e até chegar ao seu destino. Esse transmissor é justamente a APN. 

Existem 2 tipos de APN, a pública e a privada. A APN pública que é mais comum em nosso dia a dia, pois constantemente navegamos por ela e temos o livre acesso. Milhões de informações passam por ela continuamente, devido ao volume de dados gerado por uma central de segurança pode sofrer interferência ou lentidão na comunicação, caso o seu chip esteja conectado a uma APN pública. 

APN privada

Explicando de maneira conceitual: Imagine uma grande avenida. De um lado temos todo o tráfego público, vários carros passando por ela, vamos dizer que esses carros são qualquer tipo de dados da internet. Em certos momentos essa grande avenida sofre com congestionamentos constantes,  a APN privada funciona como uma pista adicional exclusiva. 

Se quiser se aprofundar mais na explicação da diferença de APNs, sugerimos que você leia nosso outro post APN Privada e APN Pública.

Como e onde vou achar um chip M2M para comprar? 

Existem diferentes distribuidores de chips M2M, você pode comprar um pela internet, comprar diretamente com a operadora ou encontrar uma boa empresa especializada em comercialização e suporte de Chips M2M. 

Comprando chips pela internet

Entre as três opções que serão apresentadas, comprar pela internet é a menos recomendada. Isso porque, ao adquirir um chip online, você não conta com suporte especializado para ajustes de plano ou solução de problemas.

Além disso, há um fator crítico: segurança. Como garantir que o chip adquirido não foi adulterado para enviar seus dados a terceiros? Se isso acontecer, toda a segurança é comprometida, colocando em risco informações altamente confidenciais e sigilosas.

Comprando diretamente com as operadoras

Comprar com as operadoras é uma opção, pois você tem a certeza de que os chips não foram adulterados e que os seus dados estarão seguros e privados, somente você terá acesso a eles. 

Porém quando você precisar de um suporte especializado para atender uma demanda do seu chip M2M seja a troca de plano de dados, pedir a alteração no funcionamento do chip ou solicitar qualquer outro serviço, você pode se deparar com problemas. 

As operadoras de telefonia estão mais acostumadas a atender o suporte de linhas de telefone comuns, como os planos de dados que muitos usamos em seus celulares. Por isso o suporte dedicado ao chip M2M acaba ficando de lado.

A demora para solicitar o serviço e as informações imprecisas ou incorreta podem atrapalhar no gerenciamento da sua central de segurança.

E é por isso que existem empresas especializadas em resolver todas essas demandas. 

Comprando Chips M2M com uma empresa especializada

O mercado de chips de telemetria M2M está repleto de opções, com diversas empresas oferecendo diferentes preços e serviços. No entanto, como em qualquer setor, preços mais baixos nem sempre garantem qualidade. Para o sucesso da sua central de segurança, não pode haver margem para falhas ou serviços ineficientes.

Por isso, é essencial escolher uma empresa especializada, com credibilidade e comprometida com a segurança dos seus dados. Aqui na Datatem, oferecemos chips M2M para centrais de segurança com gestão de dados gratuita, garantindo confiabilidade e eficiência.

Desde 2012 no mercado de telemetria e IoT, a Datatem se destaca pela excelência no serviço e suporte ao cliente, sendo reconhecida pelo selo de qualidade LAQI (Latin America Quality Institute). Esse reconhecimento é concedido a empresas que se destacam no setor pela qualidade e compromisso com seus clientes.

Além disso, disponibilizamos uma conexão APN privada própria, que torna o tráfego de dados mais rápido, seguro e estável, reduzindo significativamente quedas de sinal das operadoras. Contamos também com um suporte altamente especializado, adequado a cada tipo de serviço e operação contratada.

Nossa equipe é composta por especialistas em telemetria e gestão de chips M2M, sempre prontos para atender às necessidades dos nossos clientes com eficiência e agilidade.

Conheça nossas soluções de conectividade M2M para Câmeras e Monitoramento ↓

Conheça a plataforma de gestão de chips Datatem.

Em 2014 a Datatem investiu em uma plataforma própria e completa de gestão de chips M2M que é oferecida sem custo aos clientes, independente do plano contrato. Na plataforma é possível visualizar e gerir todas as operações do chip de telemetria. 

Veja como nossa plataforma pode ajudar nas suas operações de segurança, convidamos você a assistir: 

→ Assistir à apresentação completa da plataforma de gestão de chips M2M da Datatem.

Saiba mais sobre a Datatem

Agora que você já sabe das principais prioridades e pontos a serem pensados antes de adquirir uma central de segurança e um Chip M2M para fazer o gerenciamento de sua segurança, convidamos você a nós conhecer melhor. 

A Datatem foi convidada pelo programa de televisão “empresários de sucesso TV” a contar um pouco sobre o sucesso da empresa, assista  na íntegra a entrevista! 

→ Entrevista da Datatem para BAND NEWS Empresários de sucesso TV”.

Deixe um comentário

plugins premium WordPress