fbpx
Entre em contato pelo Telefone(41) 3343-5015

APN Privada e APN Pública

apn-publica-apn-privada

 

APN Privada vs. APN Pública: Saiba melhor solução para sua empresa

 

Todos os aparelhos que utilizam a rede GPRS (2G, 3G, 4G, 5G) necessitam de um “endereço” para acessar a rede mundial de computadores, ou seja, a internet. Esse endereço é a APN. 

A APN , Access Point Name em inglês, é um ponto de acesso essencial para a conexão entre máquinas, o Machine-to-Machine (M2M) e IoT, Internet das Coisas.

A máquina pode conectar-se a qualquer APN, de forma parecida como um dispositivo pode se conectar a qualquer rede Wi-Fi. Cada rede APN tem suas próprias configurações e controles para segurança, igual as redes Wi-Fi. 

 

APN Pública vs. APN Privada

Podemos imaginar a APN Pública como uma rodovia comum. Todos os carros (aparelhos que se conectam através dela) podem passar por ela, e muitas vezes acontece que ela fica congestionada ou com buracos. 

Já a APN Privada é como uma estrada particular: o acesso a ela é limitado para quem possui uma chave específica para navegar nela e por isso não tem “fila” para acessar dados, o que evita lentidão ou quedas de conexão. 

 

APN pública: vantagens e desvantagens


No exemplo acima apresentamos a APN Pública como uma rodovia comum, que possui grande volume de acessos e por isso pode colapsar facilmente. Ao navegar nela, estamos concorrendo com todos os “veículos” que estão tentando acessar, ao mesmo tempo, milhares de aplicativos e sites, usando celulares ou computadores para se conectar a redes sociais, WhatsApp e outros. 

Todos os aparelhos que se conectam à internet podem usar a APN pública e a possuem como padrão em suas configurações. Não há necessidade de configurar um acesso especial e nem pagar pelo uso dele. Essa APN é acessada automaticamente ao conectar os dispositivos à internet. 

A vantagem do preço e do fácil uso, no entanto, torna-se rapidamente desvantagem quando precisamos de uma conexão estável, segura e rápida para poder enviar e receber dados sem problemas e em tempo real. 

APN privada: vantagens e desvantagens

As linhas cadastradas na APN privada têm prioridade de acesso às torres de telefonia. Elas pegam uma “via rápida” e passam na frente das solicitações de acesso pelas linhas que utilizam uma APN pública. É um acesso prioritário, que permite melhor qualidade de comunicação, tráfego de dados mais estável e maior segurança de informações. 

Outra vantagem da APN privada é o controle que a empresa pode ter sobre seus acessos à internet. Uma APN privada possibilita acompanhar o volume de dados que cada chip utiliza, o que leva a uma fatura correta no final do mês.

Qual é melhor: APN privada ou pública? 

Mais rápida, segura e estável: sem dúvida, a APN privada é a ideal para qualquer tipo de aplicação de telemetria e internet das coisas.

Podem ocorrer algumas desconexões por dia, sejam elas por questões da rede ou solicitação do equipamento. Porém, essas desconexões são muito mais raras em comparação à APN pública, devido à menor quantidade de transmissões que tentam se conectar à torre de telefonia ao mesmo tempo.

Com a APN privada, os chips M2M ficarão ativos pela maior quantidade de tempo possível, com poucas instabilidades. Isso é fundamental principalmente para segmentos que dependem de um tráfego de dados praticamente contínuo, como os de rastreamento, monitoramento e segurança patrimonial. 

Para conectar os dispositivos com uma APN Privada, será necessário fazer alguns ajustes na configuração padrão. Empresas com a Datatem já possuem uma estrutura desenvolvida exclusivamente para melhorar a conectividade dos seus clientes.

 

Cuidado com APN de rede mascaradas 

Há no mercado soluções que oferecem “APN Privada” mas na verdade o que fazem é usar uma máscara para a rede pública. Ou seja, parece que a navegação acontece em um ponto de acesso privado quando na realidade o acesso se dá via APN Pública. Ao contratar uma APN Privada, é muito importante verificar se de fato os dados irão transitar pelos pontos de acesso privados ou públicos

As desvantagens dessa “APN mascarada” são parecidas com as da APN pública: sobrecarregamento e por tanto desconexões e lentidão. Por isso é melhor investir em APN Privada ao invés de gastar recursos com uma solução incompleta. 

 

Como conectar os dispositivos à APN privada

Normalmente, quem oferece o tráfego de dados na APN privada são empresas especializadas em telemetria e M2M, como a Datatem. As empresas adquirem esses pontos de acesso das operadoras para oferecer ao mercado de telemetria, juntamente com o chip M2M com a gestão da cadeia de transmissão de dados.

Você quer ver na prática os benefícios do tráfego de dados em uma APN privada? Assista à demonstração da nossa plataforma de gestão de conectividade e descubra como sua empresa pode reduzir custos com operações M2M! 

 

Expectativas para a IIoT em 2020 – Parte 1

Depois de apresentarmos exemplos de como a IoT pode estar presente no cotidiano […]

Automação de processos com tecnologia: 5 dicas para implementar na indústria

Todas as empresas que buscam mais agilidade e melhor uso de recursos devem considerar […]

Novidades na área de telemetria? Saiba antes que todo mundo!

    Copyright 2018 | Todos os direitos reservados a Datatem | Política de Privacidade

    Associated with 

    Scroll Up