Entre em contato pelo Telefone(41) 3343-5015

Diferenças entre: telemetria e rastreamento

Diferença entre:  telemetria e rastreamento

A telemetria e o rastreamento não são a mesma coisa, porém tem suas afinidades. Nesse post  falaremos quais são as principais diferenças entre cada uma, bem como suas similaridades e qual das duas opções se encaixa melhor para a sua frota de veículos ou carro pessoal.

Antes de tudo vamos dar uma olhada nos tópicos que abordaremos nesse post:

O que é o rastreamento veicular?

 

Como o próprio nome diz, o rastreamento veicular tem a sua principal função transmitir dados precisos sobre onde o veículo está, essa comunicação é feita através de um aparelho rastreador que pode ser comprado com qualquer fornecedor, a comunicação desses aparelhos pode ser feita através da rede de celulares, ou via satélite.

Com esse sistema é possível verificar uma série de dados sobre o veículo, como a rota percorrida, tempo em que o veículo ficou parado em determinado local, tempo que permaneceu em movimento, a velocidade média do veículo, em quais áreas o veículo andou mais rápido, quando a porta do passageiro foi acionada , se o motorista está de cinto , entre diversas outras funções.

Com esse sistema já é possível saber se o funcionário está cumprindo as ordens pré-determinadas e se a jornada traçada está sendo feita em segurança.

 

O que é a telemetria?

 

A telemetria vem da palavra “A arte de medir distâncias”, porém a telemetria faz muito mais do que apenas medir distâncias, ela é feita para medir e enviar uma série de dados, e no caso da área de rastreamento os dados dizem respeito do veículo que está sendo monitorado. O envio de dados é automatizado onde a coleta desses dados é feita a partir de pontos remotos ou móveis como é no caso de veículos em movimento que por meios logísticos a comunicação é inviável ser feita por meio de cabos.

A coleta dos dados do veículo é enviada pra uma central, na qual o operador supervisiona e analisa os dados que são apresentados,  com isso ele pode tomar decisões com mais segurança e assertividade, caso algo ocorra algum imprevisto com o veículo que está sendo supervisionado.

Com a telemetria é capaz de enviar uma série de dados  a respeito do veículo, dentre esses dados estão: temperatura do fluido de freio, quantidade de óleo lubrificante, qual é o nível da gasolina,  consumo médio do veículo, consumo médio em períodos de tempos e rotas como estrada e cidade, subida e descida.

Telemetria

 

Similaridades entre rastreamento e telemetria:

 

Podemos falar que a função básica de utilização de um rastreador para veículos é inibir, prevenir e proteger o veículo contra roubos e furtos. Pois, basta apenas um aviso do veículo monitorado para alertar e bloquear qualquer ação suspeita.

Por outro lado, podemos falar que a telemetria também tem a função de acompanhamento do veículo, fazendo também o papel de um rastreador.  Ao empregar a tecnologia de telemetria em sua frota é possível fazer a utilização de todo um conjunto de equipamentos de segurança e monitoramento. Essa funcionalidade é possível porque a telemetria se conecta e se comunica com diferentes sensores e equipamentos do veículo.

Com  a telemetria é possível ver a temperatura do motor, tempo de frenagem, rotações por minuto  temperatura do fluído de freio e do motor, determinar a vida útil de algumas peças do veículo evitando assim que alguma peça cause alguma falha no veículo o inutilizando durante o percurso até seu destino, evitando assim gastos com o resgate do veículo que pode estar parado e com defeito muito longe do local de assistência da empresa.

 

Em caso de roubo do veículo é possível se comunicar com o assaltante caso tenha sido instalado e incorporado um sistema de som incorporado com o sistema de telemetria, bem como a captura de áudio e de imagens no interior do veículo, aumentando assim as chances de recuperação da carga e do veículo.

 

Diferença entre rastreamento e telemetria:

Os gestores e donos de frotas muitas vezes ficam em dúvida qual sistema usar, então preparamos as principais funções de cada sistema para melhor ajudá-los.

Rastreamento:

– Determinação da rota.

– Acompanhamento do veículo.

– Aumento de produtividade dos funcionários.

– Prevenção contra furtos e roubos do veículo.

– Determinação da velocidade média do veículo

– Tempo de atividade do condutor

 

Telemetria:

– Aumento de produtividade dos funcionários.

– Localização do veículo.

– Planejamento de rotas.

– Integração com demais sistemas do veículo.

– Capacidade de implementar mais sistemas no veículo.

– Acompanhamento constante dos componentes do veículo, evitando eminentes falhas, assim tomando decisões preventivas mais assertivas e mais baratas do que as corretivas.

– Proteção contra furtos, roubos e danos.

 

Espero que tenhamos tirado as suas dúvidas sobre as principais diferenças entre telemetria e rastreamento, como você pode ver, uma pode complementar a outra, pode-se facilmente ter ambos os sistemas em sua frota de veículo, um rastreador integrado com o sistema de telemetria, com isso os dados ficaram mais precisos e mais confiáveis.

Mas caso queria optar por somente um dos sistemas é bom que avalie e entenda a diferença entre cada um, para que você possa fazer a  melhor decisão para o seu gerenciamento de frotas ou para o seu carro pessoal. Temos muitos outros artigos em nosso blog que explicam mais afundo sobre telemetria veicular, recomendamos a leitura!

Telemetria veicular: muito além de Fórmula 1!

Chip Telemetria rastreadores veiculares

Tecnologias de rastreamento: você conhece os principais conceitos?

Dia do Operador de rastreador

Agronegócio, para a IIoT em 2020 – Parte 2

Tópicos: Agronegócio:Agronegócio: Percorrer o Campo Sem Sujar os CalçadosAgronegócio: Equipamentos Sempre Em OrdemAgronegócio: […]

M2M e IoT quais as principais diferenças?

Tópicos: M2M e IoT quais as principais diferenças?O que é M2M?Quais são as […]

Novidades na área de telemetria? Saiba antes que todo mundo!

    Copyright 2018 | Todos os direitos reservados a Datatem | Política de Privacidade

    Associated with