fbpx
Entre em contato pelo Telefone(41) 3343-5015

Chip Telemetria rastreadores veiculares

telemetria-rastreadores

Chip de Telemetria Datatem nos rastreadores veiculares: conheça as vantagens

A tecnologia da telemetria veicular monitora viaturas à distância e recebe informações sobre eles em tempo real. Essa tecnologia beneficia as empresas transportadoras, e também as que fazem gestão de frotas e rastreamento de veículos.

Como funciona o chip de telemetria veicular nos rastreadores

Os benefícios de usar a telemetria veicular

Os rastreadores instalados conseguem informar quanto de combustível está sendo utilizado versus a distância percorrida, qual a velocidade em que trafegam, quando será necessária a troca de pneus e óleos, além de indicativos de outras manutenções.

As empresas então ganham dados confiáveis para tomar decisões assertivas e os sensores nos veículos tornam-se verdadeiros aliados das empresas de transporte.

Outra vantagem dos rastreadores veiculares é na questão de segurança. Com o sistema, é possível saber a geolocalização dos veículos, possibilitando então rapidamente visualizar quando há mudanças na rota planejada, rastrear a região dos automóveis em tempo real e entrar em contato com o motorista imediatamente, prevenindo assim acidentes e assaltos

 

Inspiração na Fórmula 1

A modalidade mais popular e avançada de automobilismo do mundo usa a telemetria por motivos muito parecidos aos das empresas de transporte.

Quando o carro está no percurso, os vários sensores instalados nos carros de corrida coletam e enviam dados até a equipe, tais como: velocidade do carro, aceleração, tempo de cada volta, ângulo do volante em cada curva, o estado as marchas e freios, a temperatura do motor e outras informações técnicas.

Através dos dados obtidos pelos sensores de telemetria, o desempenho do carro e do motorista pode ser melhor, e também é possível prevenir acidentes, identificando quando uma peça irá falhar. Tudo isso à distância, sem fios e em tempo real, ou seja: telemetria!

Hoje em dia, todas as equipes da Fórmula 1 utilizam telemetria veicular. Mas só uma boa análise dos dados obtidos é o que deixa uma equipe à frente de outras.

 

Os riscos de operações sem conexão

 

Para o setor de logística, a comunicação com veículos por longos períodos, ainda mais se tratando de operações críticas como carros fortes ou veículos de alto valor, é essencial.

Sem uma comunicação contínua entre rastreadores e o servidor, o acompanhamento das informações em tempo real não é possível e as empresas correm riscos de acidentes, assaltos, perda de produtividade e de recursos financeiros com uma má gestão dos veículos: tudo que precisa ser feito manualmente significa aumento no orçamento da empresa.

Com dispositivos conectados à internet, as operações que antes eram manuais são automatizadas e a empresa então pode focar em melhorias de serviços ao invés de estar sempre resolvendo assuntos de logística, reparos de veículos e pensando em melhorias de rota ou de diminuição de gastos com combustível e outros materiais.

Os rastreadores de telemetria utilizam a conexão à internet através de chip M2M, que possibilita a conexão de telefonia estável onde quer que o veículo esteja.

 

Vantagens Datatem para rastreadores veiculares

Utilizar rastreadores para minimizar riscos de segurança, economizar recursos e aumentar produtividade das empresas de transporte deixou de ser uma vantagem competitiva e sim, uma necessidade do setor. Como é no caso da Fórmula 1, o que fará diferença no final do dia é a forma em que as informações providenciadas pela telemetria veicular são utilizadas pelas empresas.

 

Se você possui uma empresa de logística, uma boa gestão de dados obtidos através dos sensores com o chip M2M lhe ajudará a sair na frente.

Datatem: Sua conexão M2M particular

Os chips de M2M adquiridos com operadoras utilizam APN (ponto de acesso à internet) pública, e por isso a conexão muitas vezes pode ser perdida em momentos críticos por causa do sobrecarregamento da rede, por exemplo.

É como uma rua congestionada; as conexões que usam a APN pública estão tentando passar ao mesmo tempo e acabam concorrendo entre si. Então, essa quantidade de conexões faz com que haja mais quedas de sinal.

Datatem disponibiliza soluções em APN privada, VPN e IP dedicados, minimizando a ocorrência de desconexões, quando comparado à APN pública.

 

Jammer: ameaça aos rastreadores

O jammer, ou inibidor de sinal, é um aparelho que prejudica as operações que utilizam rastreador. Ele polui o sinal GPS/GPRS e assim consegue neutralizar momentaneamente o sinal do rastreador, facilitando furtos e assaltos ao veículo.

O efeito de um jammer é diferente do efeito da área de sombra. Nela, a queda do sinal GPRS é gradativa, à medida que o veículo se afasta muito de uma antena de telefonia celular. Já quando o veículo entra em uma área de jammer, a queda de sinal é brusca, de um segundo para o outro.

Alguns modelos de rastreadores já são capazes distinguir uma situação da outra. Nesses casos, ao identificar que o veículo entrou no raio de um jammer, é possível alertar o motorista e até ativar uma funcionalidade de trancar o baú do veículo.

A plataforma da Datatem está munida para as situações de uso de jammer também: ela consegue mostrar a última antena com que o aparelho se conectou, ajudando a ver se é uma área de sombra ou um roubo de carga, por exemplo. Essa função pode inclusive ajudar a recuperar as cargas roubada

Datatem: Mais que apenas um chip para rastreador

Para a telemetria veicular, apenas a comunicação não basta, afinal, quanto maior a frota rastreada, mais difícil é gerenciar os sim cards instalados.

Tudo pronto para evoluir sua gestão de conectividade em rastreadores veiculares? Saiba como a plataforma completa da Datatem pode ajudar sua empresa de logística crescer!

Entre em contato com a gente e tenha sucesso na hora de economizar e ganhar eficiência para suas operações de logística.

 

Iot na área da saúde

Saúde, COVID-19 e IoT:  Como a tecnologia está ajudando. No momento emergencial em […]

Gestão de Chips M2M Datatem

Nosso blog está repleto de excelentes exemplos de como as mais diversas indústrias […]

Novidades na área de telemetria? Saiba antes que todo mundo!

    Copyright 2018 | Todos os direitos reservados a Datatem | Política de Privacidade

    Associated with 

    Scroll Up