Entre em contato pelo Telefone(41) 3343-5015

Dia do Operador de rastreador

 12 de setembro : Dia do Operador de rastreador

 

Parabéns a todos os operadores de rastreamento! A Datatem sabe a importância dessa profissão e deseja expressar a sua gratidão!

Sabemos que o serviço de rastreamento bem como o profissão de operador de rastreadores está a cada dia se tornando mais importante. Seja rastreador para o carro pessoal ou para frotas, independente da finalidade do uso é de suma importância ter um rastreador, mas você sabe qual é a importância dessa profissão e a importância de ter um rastreador para seu veículo pessoal ou para a sua frota?

Neste post explicaremos melhor esses pontos.

Veja um resumo dos tópicos que serão abordados aqui:

O trabalho como operador de rastreador

Como se tornar um profissional operador de rastreadores, como o trabalho desse profissional é valorizado por empresas de transportadora que trabalham com frotas de veículos.

Como a implementação do rastreamento veicular pode potencializar a logística das empresas?

Segurança é o ponto forte aqui, ter um rastreador para saber cada atividade da sua frota ou encontrar seu carro em tentativas de furto.

Segurança em primeiro lugar para veículos pessoais.

Caso não trabalhe com grandes frotas de veículos, mas quer implementar apenas um em seu carro pessoal falaremos nesse tópico o porquê é uma boa ideia ter um rastreador em seu veículo.

 

O trabalho como operador de rastreador

 

No dia 12 de setembro é comemorada o dia do operador de rastreador no Brasil, mas o que essa profissão faz exatamente?

Essa é uma profissão especializada em rastreamento, sua base de dados tem o acesso a todos os rastreadores conectados a ela, geralmente trabalham em grandes empresas de transportadora. Os operadores de rastreador relatam e identificam cada ação dos veículos, sua velocidade e trajeto, as condições dele, do motorista e qualquer ação suspeita que identificar como não usual ou incoerente, cabe a esse profissional passar todas as informações para um superior para que medidas cabíveis sejam tomadas.

O profissional que deseja atuar como um operador de Rastreamento deve ter o ensino médio completo, formações nas áreas de informática ou logística, ter habilidade com segurança de sistemas, deve  gostar de tecnologias, computadores e sistemas e ter a agilidade para identificar imprevistos nas rotas tomadas por certos veículos da frota e saber informar as autoridades, ele acima de tudo deve ser analítico e observador.

Esses profissionais podem atuar tanto em empresas privadas de transporte ou para órgãos do governo e como podem também uma empresa própria de rastreamento veicular.

 

Como a implementação do rastreamento  veicular pode potencializar a logística das empresas?

 

Ao fazer a implementação dos serviços de rastreamento pode-se perceber as diferenças e os seus benefícios após a sua implementação. O fator da segurança aumenta consideravelmente, principalmente para veículos que operam em áreas de risco dentro de regiões metropolitanas ou veículos que farão uma longa viagem até seu destino final. Também a economia de tempo e de logística são simplificados, pois é possível ver se os operadores dos veículos estão usando o veículo da empresa para fins pessoais ou se estão parados em locais não planejados.

Muitas vezes a empresa recebe multas de trânsito e não sabem quem foi o responsável por elas. Com o sistema de rastreamento é possível ver quem era o operador do veículo naquele momento e em qual local a infração foi cometida. Com todos esses dados em mãos a empresa pode o responsabilizar e pedir para que o motorista arque com os custos das multas e infrações que cometeu. E caso algum acidente envolvendo um veículo da frota ocorra, isso  é rapidamente identificado e as devidas providências são tomadas com mais agilidade.

 

Segurança em primeiro lugar para veículos pessoais.

 

Quando se utiliza um rastreador para fins pessoais, a segurança do veículo aumenta, pois em casos de roubo ou de furto do veículo, o rastreador pode auxiliar na busca, sendo localizado com mais facilidade e rapidez, mas fica um grande alerta:

⚠ Não recomendamos ir até o veículo furtado sozinho, vá com uma autoridade policial para auxiliar na recuperação.

 

O uso particular do rastreador também proporciona conforto e comodidade no dia-dia.

Sabe aqueles dias em que você tem muitas tarefas a fazer e esquece onde estacionou o seu carro? (Quem nunca né…) pois bem,  um sistema de rastreador podem também auxiliar nesses pequenos problemas cotidianos tornando a sua vida mais simples e prática.

Esse blog post foi apenas uma forma que encontramos de parabenizar todos os profissionais pelo dia do rastreador. Caso queira se aprofundar mais sobre rastreadores veiculares e os benefícios da telemetria nas operações de rastreamento e logísticas, deixamos abaixo algumas dicas de leitura:

Segurança Patrimonial com IoT/M2M

Se tem uma coisa que nosso blog quer passar para você, em quase […]

Medidores inteligentes: qual sua relevância na gestão de medição de energia?

Os medidores inteligentes são dispositivos usados com o objetivo de coletar dados de […]

Novidades na área de telemetria? Saiba antes que todo mundo!

    Copyright 2018 | Todos os direitos reservados a Datatem | Política de Privacidade

    Associated with