Tópicos:
Telemetria veicular:
Muito conhecida pela utilização em Fórmula 1, a telemetria veicular tem outras aplicações que geralmente passam despercebidas, mas existem.
A telemetria veicular é a aplicação de um sistema de telemetria em um automóvel, tornando possível monitorá-lo à distância e obter informações sobre ele em tempo real.
Essa tecnologia é muito utilizada por empresas que fazem transporte de cargas e gestão de frotas.
Mas, quais são os benefícios de usar a telemetria neste caso?
Bem, tudo começa com a quantidade de informações que são reportadas: o quanto de combustível está sendo utilizado versus a distância percorrida, a velocidade em que trafegam, quando será necessária a troca de pneus e óleos, além de indicativos de outras manutenções.
Todos estes dados ficam à disposição das empresas e assim é possível ter mais precisão por meio de dados confiáveis que permitem tomadas de decisões assertivas.
A telemetria veicular é muito importante também na questão de segurança. Com ela, é possível saber a geolocalização dos veículos. Ou seja, quando há mudanças na rota planejada, é possível rastrear a região dos automóveis em tempo real e entrar em contato com o motorista imediatamente, prevenindo assim acidentes e assaltos.
A telemetria veicular na Fórmula 1
Ao longo dos anos, a telemetria se tornou essencial na Fórmula 1.
Por meio de vários sensores instalados nos carros de corrida, muitos dados são coletados e enviados até à equipe, como: velocidade do carro, aceleração, tempo de cada volta, ângulo do volante em cada curva, como estão as marchas e freios, a temperatura do motor e muitas outras informações técnicas.
Além de usar todas essas informações para melhorar o desempenho do carro e do motorista, é possível prevenir acidentes, identificando quando uma peça irá falhar.
Hoje em dia, absolutamente todas as equipes utilizam telemetria veicular na Fórmula 1.
Isto porque, uma boa análise dos dados obtidos é o que deixa uma equipe à frente de outras.
Em outras categorias de corrida essa transmissão de dados é feita através de cabos quando o carro para no box, então não é utilizada a telemetria. Na Fórmula 1 isso tudo é feito à distância sem fios, em tempo real, ou seja: telemetria!
Mais artigos sobre telemetria:
Diferenças entre: telemetria e rastreamento