Entre em contato pelo Telefone(41) 3343-5015

Telemetria veicular: muito além de Fórmula 1!

Muito conhecida pela utilização em Fórmula 1, a telemetria veicular tem outras aplicações que geralmente passam despercebidas, mas existem.

A telemetria veicular é a aplicação de um sistema de telemetria em um automóvel, tornando possível monitorá-lo à distância e obter informações sobre ele em tempo real.

Essa tecnologia é muito utilizada por empresas que fazem transporte de cargas e gestão de frotas.

Mas, quais são os benefícios de usar a telemetria neste caso?

Bem, tudo começa com a quantidade de informações que são reportadas: o quanto de combustível está sendo utilizado versus a distância percorrida, a velocidade em que trafegam, quando será necessária a troca de pneus e óleos, além de indicativos de outras manutenções.

Todos estes dados ficam à disposição das empresas e assim é possível ter mais precisão por meio de dados confiáveis que permitem tomadas de decisão assertivas.

A telemetria veicular é muito importante também na questão de segurança. Com ela, é possível saber a geolocalização dos veículos. Ou seja, quando há mudanças na rota planejada, é possível rastrear a região dos automóveis em tempo real e entrar em contato com o motorista imediatamente, prevenindo assim acidentes e assaltos.

A telemetria veicular na Fórmula 1

Ao longo dos anos, a telemetria se tornou essencial na Fórmula 1.

Por meio de vários sensores instalados nos carros de corrida, muitos dados são coletados e enviados até à equipe, como: velocidade do carro, aceleração, tempo de cada volta, ângulo do volante em cada curva, como estão as marchas e freios, a temperatura do motor e muitas outras informações técnicas.

Além de usar todas essas informações para melhorar o desempenho do carro e do motorista, é possível prevenir acidentes, identificando quando uma peça irá falhar.

Hoje em dia, absolutamente todas as equipes utilizam telemetria veicular na Fórmula 1.

Isto porque, uma boa análise dos dados obtidos é o que deixa uma equipe à frente de outras.

Em outras categorias de corrida essa transmissão de dados é feita através de cabos quando o carro para no box, então não é utilizada a telemetria. Na Fórmula 1 isso tudo é feito à distância sem fios, em tempo real, ou seja: telemetria!

Energia limpa: tudo o que você precisa saber sobre energia renovável!

Conheça algumas das soluções alternativas mais sustentáveis nos dias atuais para a geração […]

[GUIA DEFINITIVO] Tudo o que você precisa saber sobre chip M2M

Conheça a “pecinha” que tem conquistado o mercado de telemetria e IoT para […]

Novidades na área de telemetria? Saiba antes que todo mundo!

Copyright 2018 | Todos os direitos reservados a Datatem | Política de Privacidade

Desenvolvido por Agência de Marketing Digital e Inbound Marketing

Scroll Up