Chip banda larga e chip M2M

  • Tempo de leitura:6 mins read
  • Comentários do post:0 comentário
No momento, você está visualizando Chip banda larga e chip M2M
Chip banda larga e chip M2M diferenças e aplicações

Chip banda larga e chip M2M diferenças e aplicações:

Saiba qual é a diferença entre cada tipo de e quais são as melhores maneiras de usar cada um deles.

Cada um tem a sua função e cada um é especialista no que faz, um não substitui o outro, mas é bom saber que cada um tem suas diferenças para não errar na escolha em contratar algum serviço para o que você procura, iremos explicar como funciona cada chip, M2M e banda larga, tudo para lhe manter o mais informado possível, boa leitura!

O que é um chip banda larga?

Um chip banda larga irá conectar-se à rede e realizar a “autenticação do cliente”, comumente utilizado em aparelhos celulares para realizar chamadas ou conectar à internet. Assim que o aparelho telefônico for ligado e identificar que possui um novo chip, irá automaticamente procurar uma rede de sinal GSM em português: “Sistema Global para comunicações” que já estará registrada no chip de banda larga.

Assim que o chip encontra a rede GMS, o sistema determina a localização do cliente de forma automática. O chip também recebe o seu número único, um número pelo qual ele pode ser encontrado e mantido o contatado o nosso número de telefone pessoal, formado pelo DDI (no Brasil +55) DDD da operadora DDD do estado o 9 e por fim o número pessoal.

O registro do número do chip é feito pelo próprio usuário, vinculando o chip com o seu CPF.

Aplicações de um chip banda larga

Os chips de banda larga são utilizados para a conexão a rede de internet, seja ela 2G, 2,5G, 3G, 4G e mais recente a tecnologia 5G

Os chips são capazes de se conectar a antenas e proporcionar ao usuário uma conexão bem acima dos 56 Kbps que eram com a internet discada.

Chip banda larga para transferência de informações

A utilização de um chip banda larga é mais comumente feita através dos aparelhos celulares, com ele em seu aparelho é possível acessar a internet de forma rápida, realizar ligações, bem como enviar imagens, mensagens, realizar downloads e uploads de arquivos.

A velocidade de conexão que um chip banda larga oferece é ideal para realizar essas atividades do dia a dia. A velocidade e o tamanho do pacote de dados é determinada pela opção de contratação dos planos, feita diretamente com a operadora.

Conectividade M2M sem falhas para sua operação!

Evite quedas, reduza custos e controle seus dispositivos com a conexão estável e segura da Datatem.

🔹 Multioperadora | 🔹 Cobertura nacional | 🔹 Gestão inteligente

Mais de 1.500 empresas confiam na gente. Agora é a sua vez!

Chip M2M

O que é uma chip M2M?

Um chip M2M é amplamente usado para o uso de comunicação, coleta, e envio de dado entre máquinas, por isso a sigla M2M (Machine to Machine) ou no português, máquina para máquina.

O uso da tecnologia M2M vem crescendo cada vez mais com os avanços nas tecnologias nas áreas de indústria 4.0 onde majoritariamente as linhas de montagem são feitas apenas por máquinas exigindo uma comunicação constante uma com as outras para a sua sincronização.

Esse tipo de conexão está presente nos carros de Fórmula 1, sistemas autônomos, Drones de controle de agricultura e em outros diversos segmentos que iremos abordar.

Principais aplicações para um chip M2M

  • Segurança

Na área de segurança, centrais de alarmes podem usar a tecnologia M2M para realizar a comunicação com cada sensor e câmera conectado ao sistema, não exigindo uma conexão com fio para realizar a operação.

Caso o fio de energia for cortado o chip M2M ainda estará em total funcionamento não prejudicando a sua segurança.

  • F1

Carros de Fórmula 1 são os pioneiros em implementar a tecnologia do chip M2M, usado tanto para rastreamento, tempo de volta e principalmente para monitoramento de mecanismos internos do veículo. Fazendo medições de fluidos de freio, temperatura do motor, rotações por minutos, pastilhas de freio, desgaste do motor. Todos esses dados são compilados pelo chip M2M e apresentado para as equipes, fazendo assim as melhores escolhas para a corrida, como a troca de pneus por exemplo.

  •  Logística

Aplicações do chip M2M na telemetria ajuda todos os setores, desde o recebimento do pedido até sua entrega. O chip M2M pode ser útil na organização dos diversos dados sobre os pedidos, realizar o envio de cargas, realizar o rastreamento do veículo, supervisionar componentes essenciais do veículo a fim de evitar falhas, preferindo fazer manutenção preventiva para a manutenção corretiva.

  • Smart City

São as mais diversas funções que um chip M2M pode exercer em uma Smart City, fazendo a gestão de trânsito com câmera de monitoramento autônomas, juntamente com uma conexão com semáforos inteligentes.

Controle de consumo de energia, água e gás no setor de Utilities, evitando o desperdício e no caso da água realizando uma maior eficiência em sua reutilização.

Nas redes elétricas se destacam as Smart Grids que são monitoradas por Chips M2M a fim de evitar a sobrecarga da rede ou caso haja falhas, serem rapidamente identificadas e controladas.

Automatizar a produção de alimentos, evitar desperdício e fazer a melhor gestão do solo para que não se perca a plantação devido erros humanos ou pragas não detectadas.

  • Agricultura

Mapear a plantação, fazer o controle de agrotóxicos e outros insumos como água ou sais naturais, com sensores instalados no solo ou drones capazes de fazer as mais diversas medições dos terrenos e transferir os dados para serem analisados por um responsável ou para um trator autônomo fazer a aplicação necessária de insumos.

Automatizar a produção de alimentos, evitar desperdício e fazer a melhor gestão do solo para que não se perca a plantação devido erros humanos ou pragas não detectadas.

Sobre a Datatem

Na Datatem, oferecemos mais do que simples chips M2M para transmissão de dados. Nossa expertise em comunicação para telemetria, transforma a conectividade em um diferencial estratégico para sua empresa, resultando em vantagem competitiva. 

Explore Nossas Soluções em Conectividade IoT:

1) Planos de Dados com Chip M2M: conectividade nas redes 2G, 3G, e 4G – Oferecemos conectividade robusta e confiável para suportar suas operações críticas.

2) Planos de Dados Banda Larga, com Chip IoT: conectividade nas redes 3G, 4G e 5G – Soluções IoT de alta velocidade otimizadas para uma ampla gama de aplicações em industriais e comerciais.

Leia também:

Deixe um comentário

plugins premium WordPress