fbpx
Entre em contato pelo Telefone(41) 3343-5015

IoT e Gerenciamento de Energia

Em um planeta com recursos cada vez mais escassos, torna-se necessário otimizar os processos de obtenção e distribuição de energia. Utilizando medições, dados e análises geradas pelos muitos dispositivos que compõem redes de IoT, eis que surgem novas possibilidades de evitarmos futuros blecautes. O Brasil possui uma vantagem hidrográfica perante as demais nações do planeta. Graças aos inúmeros cursos fluviais em declive, o país consegue gerar 80% da energia elétrica consumida por seus habitantes, a partir de fontes renováveis. Contudo, o consumo de energia elétrica representa uma onerosa parcela dos custos empresariais brasileiros, mas, não por muito tempo.

 

Iluminação Inteligente

Muitos são os métodos empregados atualmente nas indústrias brasileiras para diminuir o consumo de energia elétrica. Desde os mais arcaicos, como os famigerados exaustores de aço inoxidável nos tetos dos barracões, até soluções um pouco mais atuais, como luzes que são acionadas por sensores de movimento. Mas, existe um universo de soluções incríveis esperando para tornar o dia-a-dia das empresas muito mais sustentável.

iIuminação

Imagine um sistema que integre fontes de iluminação e de arrefecimento, a sensores de temperatura, umidade, luminosidade e consumo, adaptando-se às rotinas de cada organização, e gerando dados que possam ser analisados em tempo real. Complicado? Exemplifiquemos. Uma planta fabril possui 50 máquinas que operam automaticamente, mas que precisam ter seus insumos repostos por funcionários. Quando em funcionamento, as máquinas que não estão sendo operadas por repositores, recebem apenas 50% da iluminação disponível. Um procedimento aparentemente simples, mas revolucionário.

 

Seriam ensaios de ficção científica, caso a General Electric já não tivesse desenvolvido o Current, um sistema de otimização do consumo de energia elétrica voltado para fábricas, escritórios, lojas e até mesmo instituições bancárias. Os sensores de iluminação não analisam apenas a presença de colaboradores e clientes, mas qual a taxa de ocupação deles na área em questão, em diferentes horários do dia, possibilitando que não haja consumo ocioso.

 

Monitoramento de Consumo

Hoje em dia, descobrimos possíveis gargalos de consumo energético apenas quando chega a fatura, não é mesmo? O empresário recebe aquele papel, e percebe que de um mês para o outro, houve um salto enorme no consumo, e então inicia um complicado processo de descobrir qual de seus equipamentos está consumindo energia em excesso. Às vezes, pode até ser um problema no quadro geral, ou mesmo na fiação. Se para um pequeno empreendedor essa tarefa já mostra-se hercúlea, como será no caso do responsável por uma grande planta industrial?

 

Webnms

 

Mais uma vez, a análise das informações angariadas por dispositivos, e “comunicadas” através da IoT, oferece soluções para todos os tamanhos de problema. Sensores inteligentes podem monitorar o consumo individual de cada área ou equipamento, e informar em tempo real quando surgir algum pico de consumo. Mais do que isso, configurados de acordo com as bandeiras de precificação das fornecedoras de energia, esses sensores podem alertar o sistema sobre o momento mais viável para desligar áreas ociosas, ou até mesmo, informar caso haja superaquecimento em fiações, antes que um acidente ocorra.

Utilities Datatem

Por todos estes motivos, e baseados na missão central de sempre maximizar os recursos de nossos clientes, a Datatem provém serviços de medição de Utilities: utilizando a rede GPRS em telemetria e medição individualizada, possibilitamos que empresas transmitam e analisem dados de hidrômetros, medidores de vazão, medidores de gás ou energia. Isto porque, esta comunicação não depende de cabos e tem maior cobertura, pois utiliza o mesmo padrão universal utilizado na Internet (o protocolo IP), o que otimiza as comunicações.

 

Identifique:

  • medidor invertido
  • tentativa de violação
  • fluxo invertido
  • campo magnético intruso
  • consumo abaixo ou acima da média
  • além de configurar alertas de vazamento ou fios cortados.

 

Com isso, empresas podem atacar possíveis pontos de melhora de maneira cirúrgica, maximizam o uso de recursos, e ainda economizam todos os meses no processo. 

 

Gestão da conectividade Datatem

Seja em uma escala industrial, ou mesmo residencial, redes IoT devidamente gerenciadas oferecem soluções incríveis para monitorar e melhorar o consumo de energia elétrica. Lembrando que todos esses sensores instalados ainda precisarão conversar entre si, a fim de gerar os dados que auxiliarão nas tomadas de decisão, e para que essa “conversa” entre máquinas seja de qualidade, é necessário que haja um gerenciamento eficiente das redes IoT. 

 

Por isso, a Datatem provém serviços de gestão desta conectividade, oferecendo uma comunicação segura, estável, com gestão e insights para redução de custos operacionais e identificação de novas oportunidades de negócios. E o melhor, você tem sempre o controle de toda a cadeia de transmissão de dados na ponta dos dedos em nossa plataforma. 

 

Conte conosco em todas as suas inovações!


Warning: preg_match(): Compilation failed: invalid range in character class at offset 12 in /home/datatem/www/wp-content/plugins/js_composer/include/classes/shortcodes/vc-basic-grid.php on line 184

O que é a rede GPRS e quais seus benefícios para a telemetria?

A telemetria via rede GPRS é amplamente utilizada no Brasil, sendo essa a […]

Quais as principais diferenças entre M2M e IoT?

Com o avanço da tecnologia, novas necessidades surgiram. Consequentemente, novas aplicações de tecnologia […]

Novidades na área de telemetria? Saiba antes que todo mundo!

    Copyright 2018 | Todos os direitos reservados a Datatem | Política de Privacidade

    Associated with 

    Scroll Up
    Iniciar conversa
    Olá, gostaria de receber um orçamento personalizado.