Entre em contato pelo Telefone(41) 3343-5015

Vending Machines e IoT

 

 O que são as Vending Machines?

 

Você já se deparou com alguma Vending Machine , (no português as máquinas de venda) em algum lugar, seja em um aeroporto, shopping,  ou em ruas próximo a algum comércio?  Estas Vending Machines podem vender de tudo, desde alimentos como: refrigerante, snacks, café, bolos e até objetos do dia a dia como flores, chinelos, brinquedos, roupas e muito mais.

Para isso,  basta  escolher o produto desejado, clicar a sequência de botões referentes ao produto, escolher o método de pagamento, aguardar o processamento e pronto seu produto cai pela máquina, basta retirar  o pedido através da caixa de pedido que fica situada na parte de baixo da máquina, tudo é simples, fácil e rápido.

 

vending-machine-chip-m2m

Quais os produtos comercializados em Vending Machine

 

O repertório de produtos é imenso, seja chinelos de marca, sorvetes, snacks, sucos naturais, bebidas em latas, brinquedos para criança, acessório para celular, materiais de papelaria e muito mais. Países asiáticos por exemplo utilizam as vending machine para as mais diversas funcionalidades.

A escolha dos produtos e quais podem ser melhores para certa localidade pode ser facilmente resolvida utilizando chips M2M que farão o monitoramento de quais e quantos produtos estão sendo mais vendidos em uma região, como por exemplos em aeroportos onde as vendas de lanches costumam ser maiores do que as vendas de chinelos ou acessórios para celular, máquinas de flores também costumam ter forte presença nesses locais.

 

Como funciona e quem a monitora as Vending Machines ?

 

 O funcionamento é bem simples, mas vamos dar uma simples revisada: Você escolhe o produto desejado, aperta uma série de botões e seu produto cairá automaticamente para a retirada. Mas você já se perguntou quem faz o monitoramento das máquinas quando algum dos produtos está se esgotando? Ou quando o caixa da máquina está cheio e a máquina para de aceitar dinheiro ou até mesmo quando surgem defeitos e desgastes de peça devido ao uso constante, como tudo isso é controlado?

Independentemente do motivo, uma peça com defeito, falta de troco, necessidade de repor produtos, ou do sensor que detecta que o produto foi retirado parou de funcionar, tudo isso é facilmente monitorado. Por incrível que pareça ninguém fica checando à máquina pessoalmente a todo instante para ver qual é o problema e quais produtos possuem giro mais rápido e maior preferência de compra. O processo todo ocorre de forma é autônoma, não precisa de intervenção humana para a coletar e monitorar esses dados, a supervisão dos dados é feita pela própria máquina .

Todo esse mecanismo autônomo funciona através da comunicação de  chips de telemetria  com a tecnologia M2M (Machine to Machine).

Estes chips são os responsáveis pela troca de dados e informações entre máquinas. Todas as informações são compiladas e apresentadas ao funcionário ou empresa responsável, evitando assim, a necessidade de ter uma presença humana para cuidar das máquinas. Graças ao chip M2M evitamos ter que a todo momento se dirigir a máquina para olhar o status da mesma.

vending-machine

Chip M2M: Mais confiável, prático e seguro!

 

Com os chips de comunicação M2M o serviço de Vending Machine pode operar sem que ninguém precise estar no local o tempo todo supervisionando, porque o sim card envia todos os dados para uma central, os dados são recebidos e após uma análise ações são tomadas .

Você não precisa se preocupar com a conexão e com a estrutura de transferência de dados já que o chip de comunicação M2M opera em uma rede de GPRS (General Packet Radio Service) nesse tipo de redes as operadoras são as responsáveis por fornecer a  estrutura.

Chip M2M : Mais lucro, menos trabalho

Pelo fato de grandes empresas terem múltiplas máquinas de venda , é fundamental ter uma boa conexão para que os dados cheguem até os responsáveis, avisando os responsáveis qual é o atual estado da máquina, quais itens estão sendo vendidos em certa localidade, qual item não é vendido em alguma localidade, se ocorreu algum problema no pagamento, ou se precisa de algum reparo. Todas essas informações são enviadas através dos chips.

Como os chips enviam os dados até a central para serem analisados por um responsável, este responsável só irá acionar o setor de estoque e de entrega quando realmente  for necessário, evitando erros com entregas em máquinas que não precisam de reposição de produtos ou em que o caixa ainda aceita dinheiro, dessa forma essa troca de informações reduz custos com deslocamentos desnecessários.

Maquininha de cartão e chips M2M

Se optar por fazer o pagamento via cartão, as máquinas de venda terão uma maquininha de POS disponível  para que possa ser realizado a compra do produto. E novamente ali estão presentes os chips de telemetria. Como já temos um artigo destinado a falar sobre o Chip M2M para máquinas POS  somente iremos revisar novamente esse tema.

As maquininhas de POS que você encontra em vários comércios e nas Vending Machines utilizam também a tecnologia da telemetria M2M para a troca de dados de serviços bancários.

Com a telemetria e a APN privada da Datatem o serviço dessas maquininhas tem algumas vantagens como :

– Conexão “segura” para quando há sinal fraco ou rede Wifi sobrecarregada;

– Valor da mensalidade atrativo em comparação ao TEF (Transferência Eletrônica de Fundos);

– Instalação é mais simples (sem necessidade de integrações como no caso de TEF)

 

Vantagem de escolher os chips da Datatem para as Vending Machines.

A Datatem trabalha com chips de telemetria há mais de 9 anos durante todo esse tempo identificou e aperfeiçoou a melhor solução para diferentes produtos,  fornecemos uma estrutura de rede completa e uma APN Privada de verdade, que reduz suas desconexões em até 80%, aliado a isso, fornecemos uma plataforma de gestão completa para gerenciamento e monitoramento dos chips de telemetria M2M.

Os chips de telemetria da Datatem operam através de uma APN privada, ou seja uma “ciclovia” prioritária de trocas de dados dentro da internet, evitando lentidão na troca de dados, já que na APN pública o número de informações que circulam é alto o que ocasiona lentidão e ausência de controle nos dados.

Com os serviços da Datatem, os monitoramentos das Vending Machines ficam mais fáceis, fazendo o seu negócio economizar tempo e dinheiro. Conheça todas as soluções que oferecemos e eleve o nível das suas operações M2M nas vending machines e máquinas de cartão POS.

O uso da telemetria no campo

Telemetria no campo O futuro chegou ao campo! Hoje é possível acompanhar as […]

Você sabe o que está por trás da “modernização” da rede de esgoto?

Pode até ser invisível para quem vê, mas é fundamental para a evolução […]

Novidades na área de telemetria? Saiba antes que todo mundo!

    Copyright 2018 | Todos os direitos reservados a Datatem | Política de Privacidade

    Associated with 

    Scroll Up