Entre em contato pelo Telefone(41) 3343-5015

Chip M2M para máquinas POS 

Vantagens do chip M2M para máquinas POS

Machine to Machine (M2M) é a comunicação entre máquinas que conecta um dispositivo a um computador remoto, sem a necessidade de interação humana.

O que é POS?

POS, que vem do Point Of Sale em inglês, significa Ponto de venda. Os terminais POS são dispositivos em que ocorrem transações monetárias, como as bem conhecidas maquininhas de cartão. Elas utilizam a conexão à internet para fazer a transferência de dados do terminal até os bancos.

Os terminais POS portáteis trazem mais liberdade e segurança para os lojistas. Com as máquinas, menos transações são feitas em dinheiro e por isso o estabelecimento diminui sua exposição a assaltos.

Diferença de máquina POS e TEF

As máquinas POS são diferentes dos terminais TEF (Transferência Eletrônica de Fundos). A diferença é que o TEF é um sistema que integra as vendas por cartão e o sistema de automação do estabelecimento. O pinpad, ou seja, a máquina de cartão, do terminal TEF, é fixada ao caixa.

O TEF é mais comum em supermercados, farmácias e grandes lojas, pois esses estabelecimentos possuem uma quantidade bem maior de vendas no cartão.

As máquinas POS precisam de seus adquirentes, que são os mediadores de conexão entre a bandeira e o estabelecimento ou negócio do lojista.

Uma vantagem clara de máquinas POS é que elas dependem apenas de uma linha discada ou de uma rede de celular para enviar os dados para os terminais de pagamentos.

As vantagens da conexão M2M para as máquinas POS

Para conectar os terminais POS do ponto de venda com os bancos, muitos lojistas optam por utilizar a rede wifi do próprio estabelecimento. Isso é uma ótima opção de conexão para quem possui um ponto de venda fixo. Quando o local de venda já possui rede Wifi para equipe interna e clientes, essa solução é bastante prática e não gera custos adicionais.

Contudo, ao contar com conexão Wifi para a realização de pagamentos pelo terminal, as opções de deslocamento são limitadas. Por isso, possuir um chip M2M, conectado através da rede de telefonia móvel (GPRS), é uma vantagem para vendedores e lojas que oferecem seus produtos em diversos pontos de venda físicos, como feiras, parques e outros locais que não contam com conexão Wifi.

A rede GPRS está presente em praticamente todo o Brasil, e a maior parte das máquinas já é fabricada com o espaço para inserir o chip M2M.

Vantagens chip M2M nas máquinas POS

  • Mobilidade da maquininha de cartão (vantagem para delivery, feirantes etc);
  • Conexão “segurança” para quando há sinal fraco ou rede Wifi sobrecarregada;
  • O valor da mensalidade atrativo em comparação ao TEF (Transferência Eletrônica de Fundos);
  • a instalação é mais simples (sem necessidade de integrações como no caso de TEF).

 

É possível utilizar as duas opções de conexão no terminal POS?

Sim, é a melhor opção! Ou seja, no local fixo de venda os lojistas podem usufruir da rede Wifi já instalada, e ao sair para vender na rua ou na casa do cliente, usam o chip M2M.

O chip M2M também é uma vantagem em locais onde a conexão Wifi está instável ou sobrecarregada.

Comprando o chip M2M: operadora ou uma empresa especializada?

Os sim cards (chips) para máquina de cartão podem ser adquiridos direto com a operadora ou com um fornecedor da solução completa, como a Datatem.

Uma das vantagens de uma solução para conexão completa e personalizada com a Datatem é o tráfego de dados em APN privada.

A APN privada possibilita uma comunicação mais estável, em comparação com a APN pública (internet comum), e a transmissão de dados é criptografada. Isso garante a segurança das informações que estão sendo transmitidas, o que é essencial quando se trata de transações financeiras.

Plataforma de gestão Datatem

Ao utilizar a rede GPRS como forma de comunicação para as máquinas POS, é possível contar com uma plataforma de conectividade gerenciada.

Com a plataforma da Datatem, a sua empresa consegue gerenciar a base de sim cards, desde o quanto estão consumindo (e se estão ativos ou não), até obter o detalhamento da fatura, além de verificar qual operadora tem o melhor nível de sinal no local onde o dispositivo vai operar. Além disso, é possível localizar facilmente a região aproximada onde se encontra cada terminal POS.

Essa gestão é essencial para quem possui empreendimentos com diversas filiais, pois a quantidade de sim cards dentro das máquinas de cartão necessita de acompanhamento.

Melhor gestão de conexões dentro da empresa

Ter uma plataforma de conectividade gerenciada não só agiliza a resolução de problemas relacionados à comunicação, como também dá uma série de informações que podem ser utilizadas para reduzir custos e identificar novas oportunidades de negócio.

Conheça as melhores opções de gestão de conectividade para sua empresa inteira! Entre em contato com a gente e nós iremos desenhar uma solução completa para seu negócio.

 

O que é instrumentação industrial e quais seus benefícios para a indústria 4.0?

A instrumentação industrial vem sendo cada vez mais utilizada, já que se trata […]

5G saiba sobre essa tecnologia

O que é o 5G? Temos ouvido muito sobre o 5G, seus leilões, […]

Novidades na área de telemetria? Saiba antes que todo mundo!

    Copyright 2018 | Todos os direitos reservados a Datatem | Política de Privacidade

    Associated with