fbpx
Entre em contato pelo Telefone(41) 3343-5015

Você sabe o que está por trás da “modernização” da rede de esgoto?

Pode até ser invisível para quem vê, mas é fundamental para a evolução da prestação de serviços na área de saneamento básico.

A telemetria tem sido utilizada em diversos setores como: logística, segurança patrimonial, meios de pagamento (terminais P.O.S e vending machines) e até mesmo na indústria 4.0.

Suas infinitas possibilidades de “conectar” dispositivos à distância se tornaram um atrativo também para o setor de utilities (água, gás, energia, etc).

Neste post vamos abordar especificamente a utilização da telemetria no saneamento básico.

O sistema de telemetria de água e esgoto consiste na instalação de dispositivos ao longo da rede com o objetivo de realizar medições de forma remota, ou seja, sem a necessidade da coleta de dados in loco.

Esses equipamentos podem captar todo o tipo de informação, tais como: funcionamento e nível das estações e reservatórios, ligações irregulares, lançamentos clandestinos e status dos próprios aparelhos.

Com a possibilidade de ter estes dados em tempo real, a identificação e correção de anomalias na rede de saneamento se torna mais ágil e assertiva.

Para viabilizar tal sistema, se faz necessária a utilização de um meio de comunicação para telemetria. Um dos mais comuns é o chip M2M, que conecta os dispositivos à rede de telefonia móvel, permitindo a transmissão de dados via internet (GPRS).

Teste de fumaça

Vazamentos no circuito de saneamento básico podem acarretar incontáveis transtornos. Mas, para além do prejuízo financeiro, destacamos o desperdício de água, um dos recursos naturais mais importantes do planeta.

Na tentativa de minimizar esses vazamentos, as prefeituras passaram a utilizar o chamado “teste de fumaça”. Trata-se do lançamento de fumaça atóxica na rede de esgoto a fim de observar por onde ela sai ao longo da rede.

Embora seja um método eficaz de inspeção, exige intervenção humana, o que demanda deslocamentos periódicos e não permite um acompanhamento contínuo em tempo real.

Teste de fumaça para detectar irregularidades em rede de esgoto.

Já um sistema de telemetria de saneamento permite o monitoramento constante do fluxo. Então, no momento em que uma irregularidade surge, um alerta é enviado para a central de controle da operação e a concessionária tem, então, a possibilidade de agir mais rapidamente.

A utilização da telemetria na rede de esgoto traz várias outras vantagens. Por exemplo, quando há interrupção do abastecimento em um município, normalmente é a população que avisa a concessionária do ocorrido.

Porém, com um sistema de telemetria em ação, a empresa consegue antever problemas com base em anomalias indicadas pelos dados apresentados no sistema. Logo, ao invés de tomar medidas paliativas, a concessionária pode resolver o problema bem antes que chegue à população.

O sistema identifica também pequenos problemas nas próprias máquinas da rede de saneamento, como alta temperatura e consumo irregular de energia elétrica. Assim, é possível fazer uma manutenção preventiva.

Ao antecipar falhas e saber exatamente qual equipamento precisa de manutenção, os custos da operação podem cair drasticamente. E o sistema de telemetria traz dados precisos sobre a toda a rede de saneamento, assim, a concessionária pode tomar decisões importantes de forma assertiva ao invés de “achismos”.

Por fim, a telemetria aplicada ao saneamento nos ajuda a gerenciar o consumo de água, reduzindo o desperdício desse precioso recurso, bem como nos tornando conscientes em relação ao seu uso.

Agora queremos saber de você: já presenciou um teste de fumaça em sua cidade? Você sabia o que era ou pensou que era algum incêndio no esgoto? rsrs


Warning: preg_match(): Compilation failed: invalid range in character class at offset 12 in /home/datatem/www/wp-content/plugins/js_composer/include/classes/shortcodes/vc-basic-grid.php on line 184

Conheça os novos protocolos para comunicação entre máquinas: NB-IoT e LTE-M!

Com as aplicações M2M e IoT em expansão, estão sendo implementadas no Brasil […]

CRIA CWB: o novo hub de empreendedorismo e inovação de Curitiba

Foi inaugurado em Curitiba o Campus Rebouças de Inovação e Aceleração – CRIA […]

Novidades na área de telemetria? Saiba antes que todo mundo!

    Copyright 2018 | Todos os direitos reservados a Datatem | Política de Privacidade

    Associated with 

    Scroll Up
    Iniciar conversa
    Olá, gostaria de receber um orçamento personalizado.