fbpx
Entre em contato pelo Telefone(41) 3343-5015

Como escolher parceiros de conexão remota em projetos de automação industrial

Em um mundo repleto de tecnologias — no qual existem diferentes sistemas que conectam todos os dispositivos, da indústria à internet —, a transmissão de dados deve ocorrer de maneira precisa e ágil.

Nesse cenário, a conexão remota é fundamental para os projetos de automação da indústria, uma vez que esses sistemas permitem que o monitoramento de máquinas seja muito mais dinâmico e simplificado, já que ele pode ser realizado de qualquer local.

Se você deseja conhecer mais sobre o tema e descobrir como escolher os melhores parceiros de conexão remota para que nada dê errado em seu processo, continue a leitura deste post, pois vamos apresentar todos os detalhes. Confira!

Qual é a importância da conexão remota para os projetos de automação?

A maior dificuldade do acesso remoto às máquinas de automação do chão de fábrica está na viabilização da acessibilidade. Em geral, as configurações dos dispositivos não são complexas, mas, ao mesmo tempo, também não apresentam um bom nível de segurança. Em razão dessa característica, as indústrias não costumam optar por esse tipo de conexão.

No entanto, há uma excelente forma de resolver esse problema: apostando em uma solução que conta com conexões GSM/GPRS e web-server — ou, em determinados casos, até mesmo a internet cabeada.

Um sistema de qualidade, além de ser seguro, ainda permite que os dados e as informações sejam verificados, a produção e a velocidade das máquinas possam ser controladas, e até os módulos de entradas e saídas possam ser verificados remotamente.

Além disso, o monitoramento pode ser feito a qualquer momento — 24 horas por dia, 7 dias por semana —, inclusive sem que o funcionário esteja presente fisicamente na fábrica. Há, até mesmo, a possibilidade de fazer o processamento das telas de operação e armazenar os dados de maneira remota.

Como encontrar um bom parceiro de conexão remota?

Como vimos, a conexão remota tem diferentes benefícios e proporciona vantagens importantes para a indústria. Porém, para que seja possível usufruir do que apresentamos no tópico anterior, é fundamental contar com um bom parceiro de conexão remota. Caso contrário, o acesso remoto poderá ser prejudicado.

Nesse momento, é comum surgir algumas dúvidas: como encontrar um parceiro de conexão remota que ofereça um serviço de qualidade? Quais itens devem ser avaliados para verificar a confiabilidade do serviço?

A seguir, confira a resposta para essas e outras perguntas relevantes sobre o tema!

Consulte a sua homologação prévia com a Anatel

Uma das principais ações a serem tomadas é, sem dúvidas, verificar se a empresa parceira conta com uma homologação prévia da Anatel, uma vez que o órgão conta com importantes padrões de segurança e técnicos.

Além disso, é válido verificar se os padrões regulamentados pela Anatel estão sendo seguidos. Se não estiverem, poderá ocorrer o bloqueio do equipamento.

Veja se há um software de gestão de conectividade

Uma boa empresa de conexão remota para projetos de automação industrial também deve estar sempre atualizada com relação aos melhores softwares de gestão de conectividade.

Analise o contato com as operadoras

Uma boa operadora não só disponibiliza a transmissão de dados por meio das principais operadoras, mas também agrega valor na cadeia operacional de empresas que atuam com telemetria e IoT.

Dessa maneira, é importante optar por um parceiro que conte com expertise em gestão de telecomunicações e logística para entregar uma solução completa dentro do universo GPRS e da conexão remota.

Verifique a qualidade da rede

Sem dúvidas, a qualidade da rede é um dos principais pontos, uma vez que é preciso que ela funcione corretamente e de maneira estável para que a conexão remota apresente os resultados esperados.

Assim, verifique qual é a maneira que o seu parceiro busca garantir uma transmissão de dados estável e segura. Uma boa empresa, em geral, faz a transmissão de dados criptografada e o gerenciamento online da conectividade por meio de APN Privada, VPNs e IPs.

Analise a gestão estratégica

A gestão estratégica é mais um ponto relevante e que precisa ser verificado na empresa parceira. Analise se ela é capaz de fazer uma boa gestão, de identificar novas oportunidades de negócios e de prover uma conexão estável, segura e com insights para a redução dos custos operacionais.

Pondere o custo-benefício

Seria ainda melhor se o seu parceiro de conexão remota aliasse todos os itens que apresentamos a um bom custo-benefício, não é mesmo? Para tanto, é importante contar com a ajuda de uma empresa que, além de fornecer um bom serviço, ainda ofereça a customização de pacotes de dados da internet, a depender dos projetos específicos de automação industrial e de sua utilização.

Dessa maneira, além de poder contar com um pacote personalizado, que ajude na redução dos seus gastos — afinal, você não deve contratar mais dados do que precisa —, um bom parceiro de conexão remota ainda o ajuda a reduzir os seus custos e gerar mais negócios, uma vez que as informações inteligentes são fornecidas de maneira remota.

Verifique itens como consultoria e suporte técnico

A consultoria e o suporte técnico são itens que costumam ser negligenciados por algumas pessoas, que se esquecem de se atentar a esses detalhes. Contudo, são quesitos muito importantes.

Assim, analise a maneira como a consultoria é oferecida pelo parceiro, verificando se há um consultor dedicado à sua empresa, as formas de atendimento disponibilizadas (como por e-mail, telefone e WhatsApp), se o consultor está disponível para orientá-lo sobre o melhor aproveitamento da plataforma, e se ele fornece dicas para redução de custos e identificação de oportunidades.

Além disso, como alguns problemas podem surgir, um bom consultor deve realizar, também, uma ponte entre você e o suporte técnico especializado — equipe que, por sua vez, deve prestar plantão para ocorrências pontuais, atendimento técnico, realização de testes, apoio para a investigação de possíveis causas, análise e desenvolvimento de soluções customizadas, entre outros.

Agora que você já sabe quais itens devem ser analisados em um parceiro de transmissão de dados, fique atento aos pontos que apresentamos para não errar em sua escolha.

Além disso, se você acha que vai ser difícil encontrar um parceiro nesses moldes, saiba que a Datatem — uma empresa que nasceu para agregar valor na cadeia operacional de negócios que atuam com telemetria e Internet das Coisas (IoT) — reúne todos esses atributos e entrega uma solução completa dentro do universo GPRS.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre a Datatem, como suas características e os serviços prestados, entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo!


Warning: preg_match(): Compilation failed: invalid range in character class at offset 12 in /home/datatem/www/wp-content/plugins/js_composer/include/classes/shortcodes/vc-basic-grid.php on line 184

CRIA CWB: o novo hub de empreendedorismo e inovação de Curitiba

Foi inaugurado em Curitiba o Campus Rebouças de Inovação e Aceleração – CRIA […]

IoT e Gerenciamento de Energia

Em um planeta com recursos cada vez mais escassos, torna-se necessário otimizar os […]

Novidades na área de telemetria? Saiba antes que todo mundo!

    Copyright 2018 | Todos os direitos reservados a Datatem | Política de Privacidade

    Associated with 

    Scroll Up
    Iniciar conversa
    Olá, gostaria de receber um orçamento personalizado.