fbpx
Entre em contato pelo Telefone(41) 3343-5015

Tendências: IoT e M2M para consumidor final em 2020

No início deste ano em Las Vegas — a barriga do monstro — o Consumer Electronics Show 2020 apresentou ao público uma vasta gama de soluções tecnológicas em forma de produtos eletrônicos, e ajudou a fomentar as possíveis direções para as quais o mercado de IoT e M2M deve caminhar.

Há tempos, o setor de tecnologia não espera mais as demandas do público para desenvolver soluções. Ele desperta demandas que as pessoas nunca pensaram ter, e foi exatamente o que constatamos ao analisarmos as propostas apresentadas nessa, que é a maior feira de eletrônicos do mundo, voltada especificamente para o consumidor final.

Vamos lá?

1. Smart Homes

Quando pensamos em soluções tecnológicas para facilitar atividades do cotidiano residencial, logo lembramos da representação cartunesca dos Jetsons, onde um robô-governanta auxiliava a família em todas as suas necessidades, desde buscar as compras no carro-voador, até dar conta dos afazeres de limpeza e culinária. Embora os carros voadores ainda sejam improváveis, a segunda parte já faz parte da nossa realidade. 

Assistentes-virtuais como Alexa (Amazon) ou Google Assistant, antes limitados a falar a previsão do tempo em smartphones, agora podem auxiliar os usuários em diversas atividades, e até mesmo desempenhar funções mais que meramente informativas, integrando diversos aparelhos em redes domésticas via Bluetooth 5.0 ou Wi-Fi. Mas, muito se engana quem pensa que estamos falando apenas de controles de iluminação ou som ambiente:

Tendências IoT
A August apresentou ao público a Wi-Fi Smart Lock

 

Uma fechadura que pode ser instalada facilmente em qualquer porta residencial, e que pode ser controlada remotamente por smartphone ou smartwatch. O usuário pode gerar códigos de acesso temporários, como para familiares ou inquilinos de estadia curta. Pode limitar horários de acesso para prestadores de serviço, além de ter um log de atividades da porta atrelado a cada um desses acessos. 

Contudo, fechaduras inteligentes são dispositivos criados para funcionarem em portas comuns. E se a sua residência possui portas corrediças? O produto apresentado pela Wayzn promete resolver esse problema.

Tendências IoT e M2M 2020
Você sai para trabalhar, e seu cachorro fica dentro de casa. Ele precisa esperar você chegar para fazer xixi? Não mais.

 

A Wayzn desenvolveu um dispositivo que é acoplado à porta-corrediça, e pode ser integrado a diversos sistemas IoT como assistentes virtuais, câmeras e até mesmo a uma coleira especial para seu pet. Além das óbvias funcionalidades mecânicas, esse produto permite interações remotas da mesma forma que as smart locks. 

2. Segurança

Nos princípios do monitoramento patrimonial, câmeras de vigilância passavam as imagens gravadas para fitas, que precisavam ser trocadas e possuíam qualidade duvidosa. Depois, vieram as gravações em HDD, em SSD, ou até mesmo na nuvem.

Contudo, embora ainda muito utilizadas no mundo todo, e por mais avançadas que possam ser, todas ainda possuem o mesmo padrão de estrutura necessária para sua viabilização operacional: uma central que recebe as imagens. Não mais. Agora, existem câmeras que não só registram dados, mas processam eles também. E isso abriu possibilidade para inovações tremendas.

Tendências IoT 2020
A Amaryllo Athena Smart Camera consegue identificar pessoas, carros e animais em tempo real. E diferenciá-los.

 

A Athena Smart Camera, desenvolvida pela Amaryllo, é um exemplo dessas inovações. Ela consegue identificar pessoas, carros e animais em tempo real, e consegue diferenciá-los. Por exemplo, digamos que pessoa viva em uma casa próxima de mata nativa e tenha um cachorro no quintal. Caso ela receba a visita inesperada de um animal silvestre, como um puma, a câmera consegue diferenciar o cão e o predador, alertando o usuário. Além disso, ela possui criptografia de nível militar, transmite e recebe áudio, servindo como um comunicador, e possui um sinal luminoso forte o suficiente para assustar possíveis ameaças.

3. Cuidado e Bem-Estar

Segurança doméstica protege nosso patrimônio material, mas, como inovar no cuidado com nossa família? Há muitos anos, surgia o conceito de “babá eletrônica”, que nada mais era que uma espécie de walkie-talkie sempre sintonizado, que alertava os pais de barulhos no ambiente da criança. Depois, vieram as “babás eletrônicas” que além de proporcionarem som, também conseguiam proporcionar imagens, e possibilitavam aos pais um cuidado ainda maior. Mas, o céu só era um limite até nós mesmos o desafiarmos.

Tendências IoT
Som? Ok. Imagem? Ok. Monitoramento de padrões de sono? Espera aí, como assim?

 

A chinesa Yi Technologies apresentou ao público a KamiBaby, um dispositivo que consegue — assim como a smart camera anterior — processar as imagens, e não apenas registrá-las. Esse processamento permite que a câmera analise padrões respiratórios da criança, por exemplo, para auxiliar no desenvolvimento dela. O dispositivo também consegue monitorar a temperatura e a umidade do ambiente, agir como um comunicador de duas vias, criar um streaming para compartilhar com familiares, e tudo isso entregue com 1080p de resolução, e podendo ser acessado de qualquer lugar onde os pais estiverem.

Tendências 2020

Em resumo, a CES 2020 permitiu o vislumbre de um mais que admirável mundo novo, e mostrou que os conceitos de IoT e M2M estão cada vez mais presentes no nosso dia-a-dia. O que antes limitava-se às expectativas de autores e cinegrafistas da ficção, já é uma realidade, e podemos esperar que com esse aumento da conectividade e interação, cada vez mais nossas vidas estejam integradas com as ferramentas que criamos. 

Seria o caso de as próximas gerações viverem em unidade com o ambiente que as cerca? O futuro está logo aí.

E para conversar sobre as necessidades, aplicações e desafios de IoT e M2M da sua empresa, já sabe: a Datatem é especialista em prover uma comunicação segura e estável, contando com gestão e insights para redução de custos operacionais e identificação de novas oportunidades de negócios.

Vamos conversar!

 

 

 

 

Se você gostou do post, siga nossas redes sociais para receber a atualização de novos conteúdos! Estamos no FacebookInstagram e LinkedIn.


Warning: preg_match(): Compilation failed: invalid range in character class at offset 12 in /home/datatem/www/wp-content/plugins/js_composer/include/classes/shortcodes/vc-basic-grid.php on line 184

IIoT em Gestão Logística

Na semana passada, abordamos diversas utilizações da Industrial Internet of Things (IIoT) na […]

Expectativas para a IIoT em 2020 – Parte 1

Depois de apresentarmos exemplos de como a IoT pode estar presente no cotidiano […]

Novidades na área de telemetria? Saiba antes que todo mundo!

    Copyright 2018 | Todos os direitos reservados a Datatem | Política de Privacidade

    Associated with 

    Scroll Up
    Iniciar conversa
    Olá, gostaria de receber um orçamento personalizado.