Entre em contato pelo Telefone(41) 3343-5015 Entre em contato pelo WhatsApp(41) 98772-8133

Telemetria: O que é? Para que serve? Entenda de uma vez por todas!

o que é telemetria

Não consegue entender o que é telemetria? Não se preocupe, a gente te explica tin tin por tin tin!

Com a evolução da tecnologia e crescimento do tráfego de informações, o termo telemetria tem estado muito presente no mercado de trabalho e na internet. Mas, afinal, o que é telemetria?

A palavra vem do grego tele, que quer dizer “remoto”, e metron, que significa “medida”. Ou seja, telemetria é a medição e transmissão de dados à distância.

Além disso, é possível comandar e rastrear dispositivos distantes. Tudo isso é feito sem fio através de um chip M2M instalado nas máquinas, para que seja possível monitorar algo sem que você precise estar lá.

Em suma, telemetria é um processo de comunicação automatizado, em que vários dispositivos transmitem informações para uma central, que acompanha e decodifica os dados. Assim, fica mais fácil de enviar comandos e monitorar várias máquinas ao mesmo tempo.

Confira abaixo algumas das aplicações mais comuns desta tecnologia.

Agricultura

A telemetria pode ser usada para acompanhar os vários setores de uma produção agrícola.

É possível saber onde está cada máquina, o que cada uma está fazendo e como está fazendo, quando elas precisam de manutenção, as condições climáticas, a qualidade do solo.

Com telemetria essas informações ficam disponíveis em qualquer dispositivo conectado à Internet (computador, tablet, celular).

Logística/rastreamento

Um sistema de telemetria consegue enviar, em tempo real, relatórios como: quantidade de combustível, o que está acontecendo em cada parada e até mesmo quando ele precisa de manutenção.

Além disso, com telemetria é possível emitir alertas sobre velocidade, necessidade de troca de óleo e condição dos pneus.

Mas, uma das principais vantagens da telemetria no transporte de cargas é o rastreamento do veículo em tempo real, controlando a rota e prevenindo acidentes e assaltos.

Smart Grid

As Smart Grids são as redes elétricas inteligentes. Com um dispositivo de telemetria em cada medidor, é possível monitorar o consumo de energia de casas, edifícios e fábricas, permitindo o gerenciamento e o uso mais eficiente de energia. Assim, não há necessidade de medições presenciais!

Meteorologia

Uma estação meteorológica contém vários sensores e, com isto, é possível descobrir temperatura, umidade, radiação solar, velocidade e direção do vento ou a pressão atmosférica.

Com a telemetria presente em cada uma dessas máquinas, é possível saber todas essas informações ao mesmo tempo e em tempo real, em um único lugar!

Viu como a telemetria está presente em vários aspectos de nossas vidas? E não para por aí! A telemetria tem, ainda, diversas vantagens:

Controle da operação e produtividade

É possível saber os detalhes de cada unidade em que a telemetria está instalada, permitindo um maior controle da operação, independente de qual ela seja, acompanhar tudo de perto e com precisão facilita a identificação de problemas, aumentando a eficiência e a produtividade.

Redução de custos

A telemetria possibilita a análise de dados mais precisos, evitando desperdícios e manutenções de máquinas antes do necessário, assim reduzindo custos!

Aceleração dos processos

Dados, geralmente, demoram muito tempo para serem obtidos, anotados e sistematizados. A telemetria faz tudo isso acontecer em algumas horas!

Mais segurança

Com dados mais precisos e confiáveis, é possível eliminar quaisquer dúvidas sobre a operação, fazendo com que a tomada de decisões seja mais fácil.

Eaí, conseguiu entender de vez o que é telemetria? Conta pra gente nos comentários!

Você sabe o que está por trás da “modernização” da rede de esgoto?

Pode até ser invisível para quem vê, mas é fundamental para a evolução […]

[GUIA DEFINITIVO] Tudo o que você precisa saber sobre chip M2M

Conheça a “pecinha” que tem conquistado o mercado de telemetria e IoT para […]

Novidades na área de telemetria? Saiba antes que todo mundo!

Copyright 2018 | Todos os direitos reservados a Datatem | Política de Privacidade

Desenvolvido por Agência de Marketing Digital e Inbound Marketing

Scroll Up