Entre em contato pelo Telefone(41) 3343-5015

Telemetria em Utilities

Telemetria em medidores

A leitura remota ou telemetria é a tecnologia que mede e transmite dados de fontes remotas para estações de recebimento, onde os dados podem ser processados, analisados e arquivados.

Condomínios, empresas e prédios particulares podem se beneficiar com a comunicação M2M, já que a leitura de dados de consumo é automatizada e as informações obtidas, após analisadas, podem trazer oportunidades de diminuição de gastos, possibilitando mais agilidade na hora de tomar decisões e implantar melhorias em cada prédio ou dispositivo.

As vantagens da medição individualizada com conexão M2M

Os serviços de fornecimento de água, gás ou energia elétrica, entre outros, podem ser públicos ou privados, e normalmente são chamados de utilities. As empresas que providenciam as utilities podem beneficiar-se com a conectividade M2M (Máquina a máquina) na hora de comunicar dados de seus medidores para uma estação de recebimento.

Utilizar a rede GPRS em medição individualizada oferece mais praticidade e agilidade na transmissão de dados de hidrômetros, medidores de vazão, medidores de gás ou energia.

Quando os dispositivos estão conectados através da rede de telefonia, a comunicação entre o medidor e uma estação de recebimento é muito mais ágil. Isso porque ela não depende de cabos e também possui maior cobertura, pois utiliza o mesmo padrão universal que já é usado pela Internet, o protocolo IP, o que otimiza as comunicações.

 

 

O GPRS oferece uma taxa de transferência de dados muito mais elevada que as tecnologias anteriores, podendo atingir a marca de 16Mbps de velocidade média em locais com sinal 4G. Mesmo em locais com sinal 2G, ainda é possível atingir uma boa taxa média, que varia entre 400kbps e 4Mbps.

A automação do processo de medição individualizada via telemetria (GPRS) traz inúmeros benefícios para as empresas de utilidades públicas. Confira algumas delas:

Benefícios de uso de telemetria em medidores

  • a rápida verificação de problemas;
  • prevenção de fraudes ou más condições dos medidores monitorados, como por exemplo medidor invertido, tentativa de violação, fluxo invertido, campo magnético intruso, consumo abaixo ou acima da média;
  • possibilidade de configurar alertas de vazamento;
  • alertas de fios cortados;
  • Business Intelligence: coleta e análise de dados para uso operacional e estratégico da empresa;
  • maximização do consumo racional de energia, água e/ou gás;
  • Diminuição de gastos com o processo de leitura.

 

Datatem e telemetria em medidores

 

A Datatem oferece soluções para telemetria em medidores e disponibiliza para seus clientes o tráfego em APN privada. Esse tipo de navegação é criptografado e possui protocolos próprios; portanto garante uma transmissão de dados ainda mais estável e segura.

Com a gestão de conexão Datatem, os medidores comunicam as informações certas em tempo real. Ao mesmo tempo, são limitados os erros de transmissão que podem gerar perdas de informações, pois a APN privada limita instabilidades de conexão.

Conheça a Datatem e suas soluções de gerenciamento da telemetria:

Agende uma conversa com um dos nossos consultores!

 

 

 

5G saiba sobre essa tecnologia

O que é o 5G? Temos ouvido muito sobre o 5G, seus leilões, […]

Logística e IIoT

Gerenciamento logístico demanda agilidade, precisão e processos bem estruturados, e esses três conceitos […]

Novidades na área de telemetria? Saiba antes que todo mundo!

    Copyright 2018 | Todos os direitos reservados a Datatem | Política de Privacidade

    Associated with 

    Scroll Up