fbpx
Entre em contato pelo Telefone(41) 3343-5015

Smart Grids: O que são e como funcionam?

Não são só máquinas de grande porte ou terminais de venda, como maquininhas de cartão, que podem se beneficiar das tecnologias IoT/M2M. Muito mais intrínsecas a nossas vidas modernas, e extremamente impactantes em qualquer negócio ou cidade, as redes elétricas também estão se tornando cada vez mais inteligentes, capazes de comunicarem uma variedade de dados que podem torná-las ainda mais eficientes.

imagem-cidade-rede

Quer saber mais sobre as Smart Grids? Continue lendo e saiba como elas estão mudando a forma como distribuímos energia.

O que são redes inteligentes?

Redes de energia elétrica inteligentes não são tão diferentes de outras aplicações da Tecnologia da Informação que já abordamos anteriormente. Na prática, podemos interpretar Smart Grids como redes de distribuição elétrica capazes de enviar informações a seu respeito que, quando devidamente analisadas, permitem que gestores e colaboradores possam torná-las mais sustentáveis, econômicas e eficientes. 

smart-grid-empresa

Ou seja, sensores medem as atividades e o consumo da rede com precisão e em tempo real, o que faz com que a identificação de problemas e o controle de consumo sejam muito mais precisos. 

Redes Convencionais X Redes Inteligentes

Até a chegada das redes inteligentes, a energia elétrica percorria o seguinte caminho:

  • Hidrelétricas geram a energia;
  • Torres de transmissão carregam esta energia até os distribuidores;
  • A energia chega ao consumidor, e é cobrada/mantida através de colaboradores enviados fisicamente ao local.

Já com as Smart Grids:

  • Processadores junto a produção de energia iniciam protocolos de segurança em microsegundos;
  • O gerenciamento dessas redes inteligentes ajuda a manter a integridade da rede, detectando flutuações;
  • No processo de distribuição, sensores detectam falhas e novas flutuações, identificando problemas, e onde resolvê-los, o que evita visitas técnicas dispendiosas e/ou desnecessárias;
  • Além disso, a energia gerada fora de horários de pico ainda pode ser guardada em baterias, para uso futuro, de maneira automática.

A evolução é tão grande, que eis alguns números do mercado brasileiro desta área:

  • Smart Grids podem diminuir o consumo brasileiro de energia em 20% ou mais;
  • O mercado brasileiro de redes inteligentes podem chegar à 36 bilhões de dólares nos próximos anos;
  • De acordo com a ABDI, até 2015 mais de 200 bilhões de dólares já haviam sido investidos nestas tecnologias ao redor do mundo!

Smart Grids na Datatem

A Datatem está presente em diversas cidades pelo Brasil, trazendo sempre consigo soluções de conectividade que ajudam seu negócio a empregar as melhores inovações tecnológicas. Para projetos de Smart Grid, estamos presentes em toda a cadeia envolvida, desde a geração até a distribuição e controle de consumo.

Afinal, é a boa comunicação entre gestores e redes que possibilita o envio de dados precisos e úteis, além de obedecerem a diferentes requisitos de velocidade e confiabilidade.

Através de protocolo de envio de pacotes GPRS para análise de eficiência energética, colocamos a medição de energia, sinalização de falha em fiações, verificação de continuidade da rede, entre outros, na palma da sua mão. Isso permite investimentos mais assertivos, redes mais sustentáveis e decisões rápidas com total embasamento.

E o melhor, como o protocolo GPRS funciona na rede celular comercial, qualquer área onde haja cobertura será um ponto de garantia de funcionamento, enviando os dados coletados junto aos medidores para a Central de Supervisão.

Converse com nossos consultores especializados e descubra como a Datatem pode trazer as melhores inovações tecnológicas para sua empresa. 

 


Warning: preg_match(): Compilation failed: invalid range in character class at offset 12 in /home/datatem/www/wp-content/plugins/js_composer/include/classes/shortcodes/vc-basic-grid.php on line 184

[ADIADO] Datatem na PUCPR

A Datatem acaba de se tornar parceria de mais um agente do ecossistema […]

O que é APN e qual sua importância para o mercado de telemetria?

Muitos não conhecem esse termo amplamente usado dentro das telecomunicações. Porém, a APN […]

Novidades na área de telemetria? Saiba antes que todo mundo!

    Copyright 2018 | Todos os direitos reservados a Datatem | Política de Privacidade

    Associated with 

    Scroll Up
    Iniciar conversa
    Olá, gostaria de receber um orçamento personalizado.