Entre em contato pelo Telefone(41) 3343-5015 Entre em contato pelo WhatsApp(41) 98772-8133

Smart Grid: saiba tudo sobre as redes elétricas inteligentes!

A evolução da rede elétrica que conhecemos chegou e promete beneficiar toda a cadeia.

À medida que a tecnologia avançou, a demanda por eletricidade cresceu em paralelo. Porém, o sistema de gerenciamento e de distribuição de energia continua quase o mesmo que o do século passado.

Como isso é possível, sendo que utilizamos infinitas vezes mais energia? Pois é, atualmente, no Brasil, 14,7% da energia acaba se perdendo no processo de distribuição.

É necessária uma modernização do sistema atual, já que ele claramente não atende à demanda do século XXI. É nesse contexto que surgem as smart grids.

Mas afinal, o que é uma Smart Grid?

O termo vem do inglês e quer dizer rede elétrica inteligente, que nada mais é do que a automação do sistema elétrico em prol de uma maior eficiência energética.

Esse sistema utiliza a telemetria em medidores ao longo de toda a rede, permitindo a comunicação entre todos os envolvidos – fornecedores, consumidores e, é claro, entre as máquinas!

A Smart Grid foca no uso inteligente da energia, armazenando-a com eficiência para que não haja desperdícios. Além de ser sustentável, ela otimiza a gestão de energia, pois fica muito mais fácil localizar quando há uma anomalia na rede.

Outra característica importante da rede elétrica inteligente é a descentralização da geração de energia. Sem a rede elétrica inteligente (com é a maior parte do nosso sistema elétrico atualmente), um único gerador produz e distribui energia para uma área inteira. Então, se algo acontecer de errado, toda essa região fica sem eletricidade.

Na Smart Grid pequenas “usinas” de energia chamadas microredes produzem energia de forma independente e a distribui, conectada à rede principal. Caso ocorra um problema no gerador principal, ela se desconecta e continua distribuindo eletricidade normalmente!

O impacto para o consumidor final

A Smart Grid permite que os consumidores acompanhem em tempo real seu consumo de energia através dos medidores inteligentes. Geralmente, somente no final do mês é possível ter noção de quanto na totalidade, mas, com as Smart Grids é possível monitorar o seu uso constantemente através do computador, tablet ou celular.

E, ainda por cima, com tudo conectado por meio da Internet das Coisas, você poderá programar os eletrodomésticos para funcionar nos horários de menos pico (em que a energia é mais barata por ter menos pessoas usando), e assim economizar dinheiro!

As indústrias também se beneficiam com a implementação da Smart Grid. Com ela, é possível acompanhar a quantidade de energia que se está sendo gasta em cada setor da empresa e redirecionar essa energia para que ela seja usada com mais eficiência o que acaba reduzindo custos da operação.

Você sabe o que está por trás da “modernização” da rede de esgoto?

Pode até ser invisível para quem vê, mas é fundamental para a evolução […]

Eficiência energética: o que é e como se beneficiar dela!

Entenda o conceito de eficiência energética, por que ela é utilizada e como […]

Novidades na área de telemetria? Saiba antes que todo mundo!

Copyright 2018 | Todos os direitos reservados a Datatem | Política de Privacidade

Desenvolvido por Agência de Marketing Digital e Inbound Marketing

Scroll Up