fbpx
Entre em contato pelo Telefone(41) 3343-5015

Ranking Connected Smart Cities 2020

Tudo sobre o Ranking Connected Smart Cities 2020

Neste post você vai saber mais sobre as Smart Cities e suas muitas vantagens, além de descobrir o que rolou no Ranking Connected Smart Cities 2020, que escolheu as cidades mais conectadas no Brasil!

O que são Smart Cities?

Smart Cities, ou Cidades Inteligentes, nada mais são do que a junção em grande escala das muitas aplicações que a tecnologia M2M/IoT possui. Em outras palavras, imagine que se seu negócio pode economizar com contas de água e luz através da medição de consumo e integridade de equipamentos, quanto uma cidade inteira não poderia poupar aos seus contribuintes com tecnologias semelhantes?

Ou seja, além de muito mais econômicas para seus moradores, cidades inteligentes também possuem uma série de outros benefícios. Conheça alguns exemplos:

Segurança

Sensores de movimento, temperatura, presença e câmeras inteligentes capturam uma série de dados que podem ser aplicados desde a aplicação da lei até a diminuição de trânsito (falaremos mais sobre isso à seguir);

Trânsito e Mobilidade

Sinalização, semáforos e estacionamentos inteligentes, ou seja, que utilizam dados captados, analisados e aplicados através da gestão das redes, podem revolucionar a forma como nos movimentamos nas cidades. Entre os benefícios possíveis estão a diminuição do desgaste mental, de tempo perdido e a chance de acidentes;

Sustentabilidade

Cidades de todos os portes precisam administrar seus recursos com grande atenção, e isto só aumenta junto do porte do município. Com as tecnologias e gestão certas, a administração pública consegue aumentar a economia de recursos preciosos, como energia e água, além de prover uma distribuição mais eficiente para toda a população;

Saúde

Compreender as características da cidade e seus habitantes é imprescindível para atender as necessidades de saúde pública de um local. Afinal, quando encaramos os desafios certos, somos muito mais precisos e eficazes em nossas soluções.

 

Ranking Connected Smart Cities 2020

Agora que você já relembrou um pouco do porque Smart Cities representam o futuro do urbanismo e da forma como vivemos em nossas cidades, vamos falar um pouco sobre o Ranking Connected Cities deste ano, assim como que cidades foram escolhidas pelos juízes para entrarem nesta lista exclusiva.

O que é o Ranking Connected Cities?

Feito com o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil, o Ranking Connected Cities é parte do Connected Smart Cities e Mobility Digital Xperience, a mais importante iniciativa de cidades e mobilidade do Brasil.

O estudo está na 6ª edição e mapeia todos os 673 municípios com mais de 50 mil habitantes. A seleção é baseada em indicadores que representam inteligência, conexão e sustentabilidade, totalizando 70 indicadores distribuídos em 11 setores principais: mobilidade e acessibilidade, urbanismo, saúde, educação, energia, economia, meio ambiente, tecnologia e inovação, segurança, empreendedorismo e governança. 

Além disso, a metodologia é alinhada com o ISO 37122, chamado de “Sustainable cities and communities – Indicators for smart cities”, ou simplesmente ISO das Cidades Inteligentes. Com a chegada deste ISO, em 2019, também houve finalmente a universalização do que conceitua uma Smart City!

Edição 2020 Connect Smart Cities

Na edição deste ano, que aconteceu em Setembro, o destaque foi para a cidade de São Paulo que, além de ficar em primeiro lugar no Ranking Geral, também conquistou a primeira colocação nas categorias Região Sudeste; Cidades com mais de 500 mil habitantes; Tecnologia e Inovação; e Mobilidade e Acessibilidade. 

No Ranking Geral, quem levou o segundo lugar foi Florianópolis (SC), seguida por Curitiba (PR), Campinas (SP) e Vitória (ES). Ainda sim, apesar da esperada presença de capitais e municípios de grande parte, é interessante ressaltar uma tendência crescente: a da acessibilidade. Quer a prova?

Das cem cidades ranqueadas, dezoito possuem menos de 100 mil habitantes, o que representa um aumento de trezentos por cento em relação à edição do ano passado. Ou seja, a conectividade das Smart Cities não é um luxo reservado apenas para metrópoles populosas, há muito para ser ganho em locais de todos os tamanhos com suas soluções inteligentes e sustentáveis. As cidades do Brasil claramente estão percebendo isso, dado o aumento de sua representação no ranking 2020.

Conheça o Ranking completo aqui.

Smart Cities e a Datatem

A Datatem possui experiência em todas as áreas que compõem as Smart Cities e já aplica este conhecimento em diversas cidades do Brasil, agindo como um parceiro e encorajador de soluções mais sustentáveis onde quer que vá. Soluções estas que, no fim do dia, ajudam a população a estar mais conectada com o mundo, mas também colhendo os benefícios da tecnologia em seu cotidiano. 

Afinal, somos especialistas em conectividade e gestão inteligente, ajudando clientes de todos os portes, de governos à empresas, a alcançarem ainda mais foco em seus investimentos, controle sobre suas operações e sustentabilidade em suas rotinas.

Com uma plataforma que mantém tudo na palma da sua mão e o comprometimento de mergulhar nas realidades e desafios de cada parceiro de maneira única, a equipe da Datatem está pronta para levar seu projeto para o próximo estágio tecnológico no mundo do M2M/IoT — sem jamais perder a atenção aos detalhes.

 


Warning: preg_match(): Compilation failed: invalid range in character class at offset 12 in /home/datatem/www/wp-content/plugins/js_composer/include/classes/shortcodes/vc-basic-grid.php on line 184

CRIA CWB: o novo hub de empreendedorismo e inovação de Curitiba

Foi inaugurado em Curitiba o Campus Rebouças de Inovação e Aceleração – CRIA […]

Technology Hub Brasil 2019 teve foco em soluções para Indústria 4.0

A quarta edição do IoT Latin America, agora chamado Technology Hub Brasil 2019, […]

Novidades na área de telemetria? Saiba antes que todo mundo!

    Copyright 2018 | Todos os direitos reservados a Datatem | Política de Privacidade

    Associated with 

    Scroll Up
    Iniciar conversa
    Olá, gostaria de receber um orçamento personalizado.