fbpx
Entre em contato pelo Telefone(41) 3343-5015

Medição individualizada: pague apenas pelo SEU consumo!

Uma nova lei fará com que a medição individualizada de água se torne realidade em todo o Brasil. Saiba como ela funciona e leve o tema para a próxima reunião do seu condomínio!

Em 2016, foi sancionada a Lei Federal nº 13.312 que torna obrigatória a medição individualizada do consumo de água em novos condomínios. A sanção se aplica apenas a novos empreendimentos e entrará em vigor em julho de 2021.

Isso significa que todas as construtoras deverão prever um sistema de leitura individualizada de água em seus projetos de edifícios que serão concluídos a partir de 2021. Elas devem também já entregar os condomínios com os medidores e hidrômetros individuais instalados.

Já existem no mercado diversas empresas que prestam o serviço de instalação do sistema de medição individualizada.

Antes de contratar é importante entender bem os procedimentos a serem realizados bem como verificar se o sistema acompanha uma plataforma de monitoramento de consumo.

Mas afinal, o que é medição individualizada?

A medição individualizada nada mais é do que a instalação de um hidrômetro por apartamento, medindo separadamente a quantidade de água consumida por cada apartamento dentro de um condomínio.

Atualmente, a maior parte dos prédios medem sua água coletivamente, dividindo o valor por igual na taxa de condomínio de cada apartamento.

Isso tem sido motivo de brigas entre vizinhos há muito tempo, já que muitos não consideram justo morar em um apartamento sozinho e pagar o mesmo valor que uma família de 5 pessoas, que consomem muito mais água, por exemplo.

Com a medição individualizada, cada apartamento paga apenas a quantidade de água que consumiu.

O sistema de medição individualizada de água tem dado tão certo que já criaram inclusive sistemas para a medição individualizada de gás e energia também.

Benefícios da medição individualizada

Em boa parte dos sistemas de medição individualizada, a leitura é feita com telemetria através da rede GPRS (rede de telefonia celular – 2G, 3G e 4G).

Desta forma, é possível acessar os dados de consumo de água remotamente.

Com isso, os moradores também têm acesso as informações de consumo através do computador ou celular, podendo ter um maior controle dos gastos com água.

Estudos já confirmam que apartamentos com o sistema de medição individualizada tendem a consumir menos água. Já que as contas são pagas individualmente, os moradores se tornam conscientes sobre o impacto que seus hábitos causam nos recursos naturais.

Além de tudo isso, a telemetria no sistema de medição individualizada permite detectar vazamentos muito mais rápido, encerrando-os antes que se agravem, o que diminui desperdício e prejuízo.

E os prédios antigos?

Conforme mencionado anteriormente, a nova sanção não obriga os prédios  existentes a instalar a medição individualizada de água.

Porém, muitos condomínios já contam com sistemas de leitura individualizada por determinação de leis locais.

Há alguns anos, cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte possuem leis que tornam obrigatória a leitura individualizada em novos condomínios.

Há ainda casos em que a adaptação está sendo feita a pedido dos próprios moradores. É mais complexo (e caro) instalar um sistema de medição individualizada em condomínios antigos, mas não é impossível.

Basta contratar uma empresa especializada com propriedade para analisar a estrutura do prédio e apontar qual a maneira mais indicada para a instalação do sistema.

Além do investimento com o sistema, é importante estar atento aos custos com mão de obra, encanamentos, ligações e demais mudanças estruturais que podem ocorrer.

A Datatem possui alguns clientes que prestam esse tipo de serviço. Clique e conheça:

E aí no seu condomínio, rola muita briga entre moradores por conta da divisão “igualitária” do consumo?

Conta pra gente se essa seria uma boa solução para aplicar por aí 😉


Warning: preg_match(): Compilation failed: invalid range in character class at offset 12 in /home/datatem/www/wp-content/plugins/js_composer/include/classes/shortcodes/vc-basic-grid.php on line 184

Technology Hub Brasil 2019 teve foco em soluções para Indústria 4.0

A quarta edição do IoT Latin America, agora chamado Technology Hub Brasil 2019, […]

Quais as principais diferenças entre M2M e IoT?

Com o avanço da tecnologia, novas necessidades surgiram. Consequentemente, novas aplicações de tecnologia […]

Novidades na área de telemetria? Saiba antes que todo mundo!

    Copyright 2018 | Todos os direitos reservados a Datatem | Política de Privacidade

    Associated with 

    Scroll Up
    Iniciar conversa
    Olá, gostaria de receber um orçamento personalizado.