Entre em contato pelo Telefone(41) 3343-5015

Iot na área da saúde

Iot-area-saude

Saúde, COVID-19 e IoT: 

Como a tecnologia está ajudando.

No momento emergencial em que estamos vivendo, estamos todos os dias contando com a ajuda da tecnologia. Entre as soluções mais evidentes nos últimos meses estão as vacinas contra o Coronavírus, desenvolvidas ao unir tecnologia avançada e conhecimento médico. 

 

Mas, como garantir que as vacinas sejam fabricadas com eficiência, armazenadas corretamente para não haver perdas e, o grande desafio, como garantir que as doses de vacina cheguem até as pessoas?

 

Saúde, Internet das Coisas e a COVID-19

 

Muito tempo antes da pandemia, máquinas conectadas já faziam diferença no dia a dia dos profissionais de saúde e dos pacientes. 

 

E agora, onde pode entrar o IoT na hora de diminuir os impactos negativos causados pela pandemia? 

 

Vacina, IoT e os desafios do Brasil 

IotAs tecnologias de ponta estavam aqui quando geneticistas brasileiras sequenciaram o DNA do vírus, quando foram desenvolvidos os diversos testes nacionais que identificam o contágio, e afinal também estava aqui quando pessoas que nem sequer sabiam fazer uma vídeo-chamada, começaram a usar esse recurso para aliviar o distanciamento social, e na sequência ainda para realizar uma consulta médica online. 

 

Com as notícias positivas sobre a implementação de vacinas no mundo, os países elaboraram um plano de combate ao vírus de mais diversas formas. E o Brasil? Em um país que é do tamanho de um continente, os desafios logísticos são ainda maiores:

 

  • Como garantir uma produção eficiente e segura no caso da vacina nacional?
  • Como armazenar e transportar as vacinas até que cheguem às pessoas? 
  • Como elaborar um plano de sucesso para a imunização dos cidadãos? 
  • Como distribuir as vacinas para os postos de saúde? 
  • Como monitorar os possíveis sintomas após a aplicação da vacina? 
  • Como notificar cada pessoa de que é sua vez de receber a imunização? 

A Internet das Coisas oferece soluções. Da mesma forma que os equipamentos médicos são conectados, podemos também contar com caminhões de transporte e sistemas de refrigeração inteligentes que ajudam a manter os lotes de vacina na temperatura ideal durante a viagem para os mais distintos locais no Brasil. 

 

IoT e as oportunidades no setor de saúde

 

Estamos vivendo um momento emergencial, em que cientistas e especialistas de diversas áreas estão tentando descobrir soluções para parar o avanço da pandemia e diminuir seus impactos negativos nas vidas de todos nós. 

Os equipamentos criados com ajuda de tecnologias mais recentes facilitam o trabalho de profissionais de saúde e ajudam a salvar vidas. Além disso, dispositivos conectados à internet conseguem transmitir e armazenar informações valiosas para o avanço do setor. 

 

Entre as vantagens de usar dispositivos conectados podemos destacar:

 

  • Registro de informações sem intervenção manual
  • Monitoramento contínuo do paciente
  • Facilidade no compartilhamento de dados entre instituições de saúde e entre o médico e o paciente
  • Histórico médico mais completo, e por isso diagnósticos mais assertivos
  • Maior acesso às informações e prevenção personalizada
  • Armazenamento na nuvem

 

Através da Internet das Coisas, os pacientes estão vivendo um momento de empoderamento. É possível monitorar glicemia em casa no caso de diabetes, ou por exemplo receber recomendações médicas mais assertivas ao podermos contar com uma análise completa da evolução da doença do Parkinson ou ao observar possíveis sintomas de depressão com ajuda de um dispositivo wearable

Não precisamos ser profissionais de saúde para entendermos que a conexão entre máquinas traz benefícios intermináveis para as nossas vidas. Poder contar com invenções que andam de mão dada com o conhecimento e novas descobertas da área trazem esperança para tempos incertos. 

A Datatem atua no mercado de telemetria e IoT há 9 anos, desenvolvendo projetos e auxiliando grandes empresas a aprimorarem seus serviços trazendo ainda mais inovação e tecnologia para a área da saúde.

Conheça nossas áreas de atuação e veja como gestão da conectividade pode elevar o nível das suas operações de telemetria e Iot.

leia mais sobre IOT:

Segurança Patrimonial com IoT/M2M

IoT nas Cidades Inteligentes

 

Expectativas para a IIoT em 2020 – Parte 1

Tópicos: Expectativas para a IIoT em 2020 – Parte 1Manutenção Programada – IIOTO […]

IoT nas Cidades Inteligentes

Tópicos: Cidades Inteligentes:Vantagens da Smart CitySegurança – Cidades inteligentes Trânsito e Mobilidade – Cidades […]

Novidades na área de telemetria? Saiba antes que todo mundo!

    Copyright 2018 | Todos os direitos reservados a Datatem | Política de Privacidade

    Associated with