fbpx
Entre em contato pelo Telefone(41) 3343-5015

Indústria 4.0

industria 4.0

Quais as vantagens da Indústria 4.0?

A humanidade vem refinando a forma como transforma recursos naturais e matérias primas em produtos de valor agregado desde seu humilde início. A cada chamada “revolução industrial”, esta manufatura se torna mais ágil, moderna, segura e, em tempos mais recentes, inteligente e conectada.

Como uma escalada constante, que evolui não de maneira brusca, mas sim gradativa, finalmente alcançamos recentemente a “quarta revolução industrial”, aquela que nos traria à tão comentada Indústria 4.0. Mas afinal, o que isso significa? E ainda mais importante, como isso se aplica ao seu negócio?

O que é Indústria 4.0?

Indústria 4.0 é um termo que engloba uma série de evoluções tecnológicas aplicadas ao mundo da manufatura, mencionado a pouco. Dentre eles, estão a Internet das Coisas (ou IoT), tecnologias de nuvem, inteligência artificial, a comunicação machine to machine (M2M), e diversos outros avanços técnicos que permitem que máquinas se tornem cada vez mais inteligentes.

Contudo, esta inteligência vem mais do que da simples instalação de sensores e chips. É preciso angariar e analisar estas informações, ou Big Data, afim de extrair insights valiosos que tornam suas operações muito mais eficientes, econômicas e sustentáveis.

Benefícios da Indústria 4.0

Há incontáveis benefícios neste “upgrade” da forma como pensávamos na indústria até então, trazidos por este avanço cíber-físico na área — ou seja, que estão presentes desde as próprias máquinas, até a forma como elas se comunicam conosco e entre si.

Entre eles estão:

  • Operações Inteligentes

A Indústria 4.0 traz consigo um nível de conexão entre você e suas operações até então impossível. Acompanhe tudo que acontece em tempo real, tendo total controle sobre desgaste de peças, temperaturas internas e externas, matéria-prima utilizada e uma infinidade de outros dados valiosíssimos para manter operações fluídas, eficientes e lucrativas.

  • Fluxo Eficiente

Além disso, a comunicação inteligente entre fábricas, colaboradores, fornecedores e clientes permite fluxos cada vez mais sincronizados, cujos resultados são maximizados regularmente.

  • Diminuição de Custos

Se a fábrica está operando de maneira inteligente, há menos tempo ocioso, menos gastos com manutenção de emergência e demais complicações tão comuns na forma como remanufaturamos até recentemente. Sendo assim, seu negócio aprende no dia a dia — através da análise e gerenciamento dos dados coletados — a se tornar cada vez mais sustentável e econômico.

Além disso, a Indústria 4.0 é baseada na nuvem, o que diminui custos com sistemas físicos e a demanda por funcionários para manter esta infraestrutura.

  • Produção Modular

Como as máquinas estão conectadas, é possível reprogramá-las de maneira simples e rápida, flexibilizando em muito a forma como você produz novos produtos, refina seu catálogo atual e introduz todos os tipos de novidades na linha de produção.

E estas decisões são tomadas com muito mais informações disponíveis, já que os insights angariados rotineiramente munem gestores de embasamento para qualquer alteração de curso.

Indústria 4.0 no Brasil

Todos os mercados estão caminhando em direção da Indústria 4.0, contudo, cada um o faz em sua própria velocidade. Apesar dos benefícios evidentes, o Brasil ainda possui certo atraso no que diz respeito a integração de tecnologias físicas e digitais.

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria apontou que o Brasil ainda está se familiarizando com a digitalização e com os impactos que ela tem sobre a produtividade, economia e competitividade geral de um negócio. Contudo, o tema já foi reconhecido pelo Governo Federal, que lançou a Agenda Brasil para a Indústria 4.0 conjunto de iniciativas que visam promover o desenvolvimento do setor no país.

Datatem na Indústria 4.0

Se o intuito da Indústria 4.0 é aumentar produtividade, cortar custos e promover melhores experiências aos consumidores, é fundamental contar com uma transmissão de dados de alta disponibilidade. E esta é a especialidade da Datatem.

Além de possuirmos uma plataforma própria, criada para que você tenha controle de todas as suas operações e dados na ponta dos dedos, o time da Datatem é composto por especialistas de todas as áreas que compõem a Indústria 4.0. Isso faz de nós os parceiros perfeitos para elevar seu negócio para os próximos patamares tecnológicos — que se convertem em resultados expressivos todos os meses.

Entre em contato conosco e traga seu negócio para o mundo da Indústria 4.0!

Tendências: IoT e M2M para consumidor final em 2020

No início deste ano em Las Vegas — a barriga do monstro — […]

IoT e Gerenciamento de Energia

Em um planeta com recursos cada vez mais escassos, torna-se necessário otimizar os […]

Novidades na área de telemetria? Saiba antes que todo mundo!

    Copyright 2018 | Todos os direitos reservados a Datatem | Política de Privacidade

    Associated with 

    Scroll Up