fbpx
Entre em contato pelo Telefone(41) 3343-5015

Expectativas para a IIoT em 2020 – Parte 1

Depois de apresentarmos exemplos de como a IoT pode estar presente no cotidiano das pessoas, hoje começaremos a mostrar a abordagem industrial para esse conceito, a IIoT (Industrial Internet of Things), e como ela pode significar a aposentadoria de planilhas e controles manuais, reduzindo custos e aumentando a produtividade dos mais diversos business models. A tendência abordada será sobre sistemas de prevenção de danos a equipamentos e sistemas:

Manutenção Programada

Ainda é algo comum em diversas indústrias a presença de adesivos em equipamentos, preenchidos manualmente, com a data da última vez que aquele maquinário recebeu uma revisão de seus componentes, e qual a previsão para a próxima visita técnica. Pensemos, por exemplo, em elevadores prediais. Em algum servidor da empresa de elevadores, existirá uma planilha com a compilação das datas de manutenção, ou quem sabe algum software que alerta quando está próximo da próxima manutenção, mas, sem descrever com precisão quais componentes precisam ser revisados, nem quais as condições deles.

 

O elevador pode ter sido subutilizado, o que resultará em uma visita e troca de componentes desnecessárias. Ao mesmo tempo, ele pode ter sido sobre-utilizado, o que requererá uma visita antes do prazo estabelecido no adesivo, e que por não ter sido prevista, pode ocasionar em um mal-funcionamento do equipamento e, consequentemente, um dano à experiência do cliente. Mas, não precisa ser assim. E se essas ações corretivas/reativas pudessem ser substituídas? E se a empresa pudesse saber exatamente o que fazer, e quando fazer?

O Case da Trenitalia

Foi o que vem ocorrendo na Trenitalia, maior operadora de trens de passageiros na Itália, que está na metade de um projeto de 3 anos para implantação do Sistema Dinâmico de Gestão de Manutenção (DMMS), a fim de aumentar a eficiência de seus mais de 1.500 trens. Esse sistema mede as condições atuais das peças, além de qual a expectativa de vida-útil delas, com base em uma variada gama de dados que são transmitidos em tempo real para a nuvem, onde um software os processa e transforma-os em informações valiosíssimas para a empresa.

 

Por exemplo, ao medir o tempo que uma porta demora para abrir, e comparar com o tempo esperado, o sistema consegue avisar quando os componentes que a fazem deslizar necessitam de lubrificação ou substituição. Ou ainda, medindo em tempo real a dissipação de energia necessária em uma frenagem, a companhia consegue analisar quais trechos e condições aumentam o uso dos freios de cada vagão ou locomotiva, e com isso, pode customizar as manutenções para cada equipamento, sem prejudicar a disponibilidade de rotas aos passageiros.

 

Solicite seu orçamento

Planejamento Estratégico

Tudo isso foi possível porque a Trenitalia dedicou-se a um planejamento estratégico minucioso, identificando cada um dos componentes que recebiam manutenção, quais variáveis incidiam sobre sua vida-útil, e hipotetizar sobre os cálculos necessários para que tais variáveis fossem medidas. Esse processo é complexo e precisa ser realizado com todo o aprofundamento necessário, pois será a partir dele que uma solução de IoT pode ser formulada para atender às necessidades da empresa.

 

Nas sábias palavras de Mark Hung, Vice-Presidente de Pesquisas da Gartner, “Inicialmente, líderes viam a IoT como uma bala-de-prata, uma tecnologia que poderia resolver a miríade de problemas relativos à TI e negócios que suas empresas enfrentavam. Muito rapidamente, no entanto, eles reconheceram que sem a correta concepção dos problemas, a IoT era essencialmente uma solução buscando por um problema“.

 

Gostou? Então fique atento, pois no próximo artigo iremos abordar a utilização de sistemas de IoT para aumentar a produtividade do agronegócio! 

 


Warning: preg_match(): Compilation failed: invalid range in character class at offset 12 in /home/datatem/www/wp-content/plugins/js_composer/include/classes/shortcodes/vc-basic-grid.php on line 184

O que é a rede GPRS e quais seus benefícios para a telemetria?

A telemetria via rede GPRS é amplamente utilizada no Brasil, sendo essa a […]

Conheça os novos protocolos para comunicação entre máquinas: NB-IoT e LTE-M!

Com as aplicações M2M e IoT em expansão, estão sendo implementadas no Brasil […]

Novidades na área de telemetria? Saiba antes que todo mundo!

    Copyright 2018 | Todos os direitos reservados a Datatem | Política de Privacidade

    Associated with 

    Scroll Up
    Iniciar conversa
    Olá, gostaria de receber um orçamento personalizado.