fbpx
Entre em contato pelo Telefone(41) 3343-5015

Eficiência energética: o que é e como se beneficiar dela!

Entenda o conceito de eficiência energética, por que ela é utilizada e como você pode usá-la em seu dia a dia!

Não há dúvidas de que o mundo está passando por uma crise energética. Com novas tecnologias surgindo a cada dia, a demanda por eletricidade tem crescido exponencialmente.

As nossas fontes de energia não são limpas e boa parte da energia é desperdiçada. Uma parcela é perdida pelas concessionárias, na hora da distribuição. A outra é perdida por conta de maquinários industriais e eletrodomésticos desatualizados.

No Brasil o cenário não é diferente, afinal, a quantidade de energia desperdiçada no país é alarmante. É por isso que é tão importante falar sobre eficiência energética.

O que é eficiência energética?

Em suma, eficiência energética é fazer mais com menos. Ou seja, é utilizar uma quantidade menor de energia para executar uma mesma tarefa, mantendo a sua qualidade.

Um grande exemplo de eficiência energética são as lâmpadas de LED, que consomem até 80% menos energia do que as incandescentes e iluminam bem mais.

Mas quais são os seus benefícios?

Uma vantagem é bem óbvia: consumindo menos energia, a conta de luz acaba ficando bem mais barata!

Mas a eficiência energética vai muito além disso. Diversos governos estão investindo nela por conta do crescimento da população e, consequentemente, o aumento da demanda por energia elétrica.

O processo de geração de energia agride o meio ambiente, principalmente quando ele não é proveniente de fontes de energia renováveis.

A eficiência energética não é só uma questão de redução de custos, é também de sustentabilidade.

Muitas indústrias já possuem sistemas de telemetria dentro de suas instalações para fazer a gestão da energia de forma eficiente, desde o maquinário até o sistema de refrigeração e de iluminação.

É comum observar a presença da eficiência energética na indústria, mas ela também faz parte do nosso cotidiano. Só depende de você contribuir com isso.

Veja algumas formas práticas de aplicar seus princípios:

Troque as lâmpadas da sua casa para lâmpadas de LED

Como dito anteriormente, as lâmpadas de LED trazem até 80% de economia no consumo de energia. E, apesar de serem mais caras do que as incandescentes, elas duram até 50 vezes mais! Não dá pra negar o custo benefício, não é mesmo?

Troque eletrodomésticos velhos

Eletrodomésticos mais antigos não aproveitam completamente a energia que consomem: uma parte da eletricidade que chega é transformada em calor. Então, acabam consumindo mais energia do que deveriam.

Isso acontece com equipamentos como geladeiras, congeladores, chuveiros elétricos, micro-ondas, máquinas de lavar roupa, ventiladores e televisores.

Então, que tal trocar por eletrodomésticos mais novos? Além de economizar na conta de luz, você também vai gastar menos com manutenção. Saiba como comprar produtos eficientes energeticamente na dica abaixo.

Compre produtos com certificado de eficiência

Ao comprar um eletrodoméstico, você já parou para pensar no quanto de energia ele irá consumir? Você seleciona seu produto de acordo com seu nível de eficiência energética? Se sim, parabéns e obrigado por contribuir com planeta! Se não, ainda dá tempo de fazer sua parte.

O Selo Procel e a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia foram criadas exatamente para indicar ao consumidor que o produto que ele está comprando é eficiente energeticamente, ou seja, usa menos energia para fazer o mesmo que aparelhos não certificados.

O Selo Procel é uma solução prática e simples que permite que o consumidor identifique quais aparelhos consomem menos energia. Se um produto tem esse selo, quer dizer que é mais eficiente energeticamente que os outros produtos daquela categoria de mercado.

Enquanto o Selo Procel indica se um produto é energicamente eficiente, a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, feita pelo Inmetro, indica o quanto ele é eficiente.

Ela vai de uma escala de A (mais eficiente) a E (menos eficiente). Ela também apresenta informações como o consumo de eletricidade e água daquele produto.

Então, na hora da compra, dê preferência para os produtos classe A com o Selo Procel!

Os equipamentos com essas duas indicações costumam ser mais caros, mas por conta de sua eficiência, acabam compensando na conta de luz! Além de um maior custo benefício, você vai estar ajudando o meio ambiente!

Essas são dicas simples, mas que fazem toda a diferença.

Leia também – Energia limpa: tudo o que você precisa saber sobre energia renovável!


Warning: preg_match(): Compilation failed: invalid range in character class at offset 12 in /home/datatem/www/wp-content/plugins/js_composer/include/classes/shortcodes/vc-basic-grid.php on line 184

Quais as principais diferenças entre M2M e IoT?

Com o avanço da tecnologia, novas necessidades surgiram. Consequentemente, novas aplicações de tecnologia […]

O que é APN e qual sua importância para o mercado de telemetria?

Muitos não conhecem esse termo amplamente usado dentro das telecomunicações. Porém, a APN […]

Novidades na área de telemetria? Saiba antes que todo mundo!

    Copyright 2018 | Todos os direitos reservados a Datatem | Política de Privacidade

    Associated with 

    Scroll Up
    Iniciar conversa
    Olá, gostaria de receber um orçamento personalizado.