Entre em contato pelo Telefone(41) 3343-5015

Data center: 4 tópicos para você aprender mais.

O que são os Data centers?

 

A Datatem proporciona aos seus clientes serviços exclusivos como uma plataforma de gestão de chips de telemetria M2M (caso queira mais informações sobre esses chips, recomendamos esse post: Diferença Chip pré-pago Chip M2M).

Além de oferecer uma solução completa de gestão para operações remotas e de IoT, somos reconhecidos por investir massivamente em infra- estrutura aprimorando os serviços de conectividade para aplicações de telemetria.

Proporcionar uma maior taxa de transmissão de dados com baixa latência para as operações de telemetria é uma das nossas premissas, por isso a Datatem investiu em 2 data centers privados, com o uso exclusivo da Datatem, se você investigar bem no mercado poucos fornecedores oferecem essa opção.

Mas afinal o que é um data center e em que ele muda as operações de telemetria com os serviços da Datatem?

O que é um Data center?

Data center

Os data centers comportam uma grande quantidade de dados de uma forma centralizada por isso leva o nome DATA CENTER: (Data – dados) (Center – Centro) ou seja, Centro de dados, eles comportam e processam uma infinidade de informações circulando pela internet.

Os sites que você acessa todos os dias são hospedados em servidores que estão dentro de data centers.

 

Mas onde os Data centers ficam e onde são instalados?

O local físico onde estão localizados deve ser estratégico, pois dever ser bem protegido contra danos externos e ataques mal intencionados.

A internet é fundamental no século XXI, com isso grandes bancos, governos e empresas são totalmente dependentes deles para processar suas operações de dados, sejam elas bancárias, pedidos de mercadoria, solicitação de serviço, funcionalidades de algumas operações que exijam grande tráfego e armazenamento de dados.

Pela grande importância dessas operações, é fundamental que tudo esteja sempre conectados, funcionando 24 horas por dia 7 dias por semana,  evitando quedas de servidor e possivelmente trazendo prejuízos para a empresa ou banco.

Para grandes bancos os data centers são os responsáveis por armazenarem e trocarem informações sobre contas bancárias, realizando pagamentos, transações de dinheiro, proporcionando um alto nível de confiabilidade para seus clientes e para o dinheiro.

Caso deseje saber mais sobre operações financeiras, temos um post em nosso blog sobre máquinas POS e como ela funciona através de chip M2M para fazer os pagamentos. Leia: Chip para maquininhas POS.

 

Função e importância dos Data Centers:

As funções dos Data centers incluem: hospedagem de servidores, hospedagem de sites, processamento de grande volume de dados e fazer a comunicação entre os diversos dispositivos que acessam alguma informação na internet.

Além do mais, eles são responsáveis pela hospedagem de servidores, mas o que é isso?

Os dados sites que você acessa não estão em seu computador, eles estão em um servidor que replica as informações em seu dispositivo.

Dando um exemplo bem mais fácil de entender:

Quando você acessa algum vídeo no YouTube o vídeo não está em seu celular, ele está no data center do YouTube, caso o vídeo não estivesse você teria que fazer o download ou transferir para seu dispositivo sempre que desejasse assistir a algum vídeo.

Temos acesso a diversos sites a qualquer momento na palma da nossa mão, mas já se perguntou como isso é possível?

Os Data centers ficam ligados sempre, raramente são desligados e quando há necessidade de desligamento é geralmente para reparos ou expansão de capacidade de memória ou de processamento. Eles devem ficar sempre ligados, pois milhares de empresas, bancos e até mesmos nós usuários navegando pela internet , dependemos deles para acessar a internet e seus serviços.

Veja abaixo como funciona a comunicação do data center com os demais aparelhos.

Tipos de data centers

Data Center Privado (PDC)

O acesso é restrito a apenas as empresas que têm as chaves de acesso, geralmente são utilizados para o uso interno da empresa, seja para realizar operações financeiras, trocas de dados em sigilo ou proporcionar um melhor serviço ao cliente.

Um exemplo PDC privado é a Datatem que possui 2 data centers próprios, um localizado na cidade de São Paulo (SP) e outro na cidade de Curitiba (PR) para o uso de suas operações. Trabalhamos com um grande volume de dados e operações na troca de informações por meio da telemetria, atualmente são mais de 1.100 clientes e mais de cem mil linhas conectadas, transmitindo dados e gerando informações.

Hospedar e processar esses dados por meio de terceiros não é tão confiável quanto ter um próprio, por conta disso a Datatem investiu em Data Centers próprios prezando pelas informações de seus clientes, tornando suas operações mais rápidas, seguras e confiáveis.

 

Internet Data Center (IDC) ou público

Esse tipo de data center é para o uso público, é utilizado para a hospedagem de domínios da web, um uso público de exemplo é o do Google que permite você os acesse para buscar as informações que você esteja procurando.

 

Instalação e segurança de Data Centers

Agora que já entendemos que é graças a eles que você consegue acessar a internet a qualquer hora a qualquer dia, fica fácil compreender porquê o local de instalação deve ser pensado estrategicamente.

Por serem fundamentais no funcionamento da internet, eles devem ser protegidos e mantidos em um local onde possa ser feito a vigilância 24h por dia todos os dias.

Por serem grandes redes de computadores que são responsáveis pelo processamento e armazenamento de grandes volumes de dados é natural que o sistema esquente, mas não pode haver margem de erro para o Sobreaquecimento, por isso a temperatura também deve ser um ponto de atenção.

Caso os processadores de dados se superaquecerem e o sistema de resfriamento não for o suficiente, os componentes podem sofrer com o calor, se danificando e podendo parar uma boa parte dos processamentos e armazenamentos dos dados.
As consequências desse sobreaquecimento podem ser leves como alguns sites ficarem fora do ar por um tempo ou até grandes como perder dados bancários e dados pessoais.

A segurança e proteção de quem tem o acesso ao local de armazenamento também é algo fundamental. Pessoas mal intencionadas podem invadir o local onde estão localizados os data centers e causar prejuízos como danificar peças e componentes vitais para o funcionamento.

Para resolver esse problema câmeras de segurança, biometria entrada, coleta de digitais são implementadas, tudo isso para que a segurança e a integridade do local.

Os locais mais comuns para a instalação são: prédios próprios construídos para aguentar desastres naturais e bunkers subterrâneos, escavados ou aproveitados de outras instalações anteriores.

O uso de bunker reaproveitados é o caso da empresa INTERXION que adapta e utiliza bunkers que eram antes utilizados na segunda guerra mundial , por oferecem uma grande proteção para desastres naturais ou possíveis invasões a empresa uniu o útil ao agradável.

O sistema de energia também deve ser muito bem pensado. Data centers devem possuir no mínimo duas fontes de energia independentes uma da outra.

A independência dos sistemas de energia é que caso um deles falhe o outro está ali pronto para uso, isso garante que o servidor nunca caia ou esteja fora de operação.

Prédios que foram reutilizados devem ser adaptados para comportá-los, reforço na estrutura, reforço no controle de entrada de pessoas e o sistema de resfriamento e ventilação aprimorados para que o local seja propicio para a sua alocação como central de data centers.

 

Conheça a Datatem!

O investimento em 2 data centers é apenas um dos nossos diferenciais para agregar valor ao nossos clientes. Somos a primeira e única empresa do Brasil a ter selo de reconhecimento de qualidade em serviços LAQI reconhecido pela ONU. Por sermos referência de mercado a Datatem foi convidada pelo programa de televisão empresários de sucesso TV para contar um pouco sobre o sucesso da empresa, ali falamos sobre nossos investimentos em infraestrutura e melhorias de conectividade. Caso queira saber mais, assista a entrevista na íntegra:

Entrevista da Datatem para BAND NEWS Empresários de sucesso TV

No início desse post também falamos temos uma plataforma exclusiva de gestão de chips M2M, se ficou curioso te convidamos a assistir a demonstração e ver como a gestão da conectividade pode beneficiar seus negócios.

Plataforma gestão chip M2M – Conectividade via rede GPRS

 

Convidamos também a ler aos 2 últimos artigos feitos:

Guia : Conectividade para Centrais de segurança

Dia do Operador de rastreador

Categorias: IoT

Datatem homenageia grandes nomes do ecossistema de inovação nacional

No dia 05 de dezembro, a Datatem teve a oportunidade de ser patrocinadora […]

Chip Telemetria rastreadores veiculares

Tópicos: Chip de Telemetria Datatem nos rastreadores veiculares: conheça as vantagensComo funciona o […]

Novidades na área de telemetria? Saiba antes que todo mundo!

    Copyright 2018 | Todos os direitos reservados a Datatem | Política de Privacidade

    Associated with