fbpx
Entre em contato pelo Telefone(41) 3343-5015

Chip M2M? Só se for com plataforma!

Hoje, muitos não sabem que é possível adquirir um chip M2M com plataforma de gestão. Entenda o porquê ela é fundamental em aplicações de telemetria!

O chip M2M é utilizado em diversas aplicações de telemetria, como o rastreamento veicular, segurança patrimonial, meios de pagamento e as smart cities. Ele permite a comunicação entre máquinas dentro da rede GPRS (2G, 3G e 4G).

O que muitos não sabem, porém, é que é possível monitorar essa comunicação dos sim cards através de uma plataforma de conectividade gerenciada.

Adquirir um chip M2M com plataforma é fundamental para quem tem uma grande base de sim cards. Imagine alguém que tenha 30 linhas em sua operação: como vai identificar quais estão funcionando, quais foram suspensas, o quanto cada uma consumiu do plano de dados mensal e, se alguma foi desconectada, qual foi o motivo?

Uma plataforma de gestão da comunicação dos chips M2M permite saber todas essas informações e muito mais. A exemplo da plataforma da Datatem, que oferece diversos relatórios que ajudam a resolver problemas mais rapidamente e tomar decisões mais assertivas.

O chip M2M com plataforma de conectividade gerenciada pode ser adquirido com os fornecedores de chips M2M, como a Datatem. Em geral, as plataformas são online e é possível acessá-las em qualquer lugar e a partir de diversos dispositivos, como celular, tablet e computador.

Principais recursos de uma plataforma de conectividade gerenciada

Uma plataforma de gestão da conectividade possui uma variedade de informações, com diversos relatórios detalhados sobre as linhas. Confira abaixo os recursos mais comuns dessas plataformas:

Status da linha

Um dos principais benefícios do chip M2M com a plataforma de gestão é a possibilidade de ver se a linha está ativa ou suspensa. Se ela estiver suspensa, ainda é possível ver o motivo: se foi por conta de consumo de dados em excesso ou por questões financeiras.

Esse recurso agiliza a reativação da linha, já que é possível ver o exato motivo de sua suspensão.

Análise do consumo de dados

Um recurso que não pode faltar em uma plataforma de gestão é o relatório de quanto cada linha está consumindo do plano de dados contratado e o volume de dados que foi trafegado.

Assim, é possível ver qual linha já excedeu, qual está próxima de exceder o pacote e realizar um upgrade do plano antes que ela seja suspensa. E, caso uma linha esteja consumindo menos do que esperado, também há a possibilidade de diminuir o pacote e economizar com aquela linha.

Motivos de desconexão

É normal a linha se desconectar algumas vezes ao longo do dia por conta das próprias configurações do aparelho e da estrutura da operadora. Porém, ela deve se reconectar imediatamente. Caso isso não ocorra, o chip M2M com plataforma de gestão da comunicação permite identificar qual foi o motivo da desconexão.

As causas mais comuns são: o próprio aparelho que pediu a desconexão, o sinal da operadora caiu naquela região, a conexão caiu durante o roaming ou a APN foi desconectada.

Sabendo qual foi o motivo da desconexão, é possível entrar em contato com o fornecedor do chip (ou técnico da instalação) e o problema é resolvido mais rápido, já que se ganha tempo no atendimento.

Detalhamento da fatura

Além de acompanhar o quanto está sendo gasto no total com a base de chip M2M, a plataforma de gestão permite ver o quanto cada linha está gastando.

É possível visualizar todas as linhas e qual plano está contratado para cada uma e qual foi o preço de ativação de cada uma delas. O chip M2M com plataforma de gestão permite, então, ver o quanto será gasto com cada linha por mês.

Benefícios do chip M2M com plataforma de gestão

Diversos problemas são acarretados pela falta de gestão da conectividade dos sim cards. Deixa-se de economizar dinheiro e, se uma linha não está comunicando, não tem como ter certeza do que aconteceu com ela.

Adquirir um chip M2M já com uma plataforma de gestão da conectividade traz várias vantagens. Conheça agora as principais delas!

Gestão dos sim cards

Como já mencionado, na plataforma é possível ver o quanto cada chip está consumindo, o volume de dados que estão sendo trafegados e o motivo pelo qual a linha se desconectou ou foi suspensa.

Além de economizar dinheiro com os planos de dados, se tem uma visão geral do que está acontecendo na operação e se planejar fica muito mais fácil.

Algumas plataformas têm a possibilidade de vincular a linha ao nome de um cliente. Assim, caso ele ligue, identificar a linha em questão fica muito mais fácil e o atendimento fica mais rápido.

Muitas vezes, perde-se horas tentando investigar o problema do cliente, sendo que a informação necessária poderia ser obtida em alguns minutos com uma plataforma.

Além disso, por conta do detalhamento da fatura, a plataforma de gestão da conectividade proporciona um controle maior sobre todos os gastos.

APN privada

A maior parte dos fornecedores de chip M2M com plataforma de gestão oferece a possibilidade de as linhas trafegarem em sua APN privada. Nela, as linhas terão prioridade no acesso às torres de telefonia, fazendo com que a transmissão de dados fique mais segura e estável.

Dentro da APN privada, a qualidade da internet chega a melhorar de 30% a 40%. Em áreas rurais, o aumento da qualidade pode ser ainda maior, ultrapassando esses números.

Redução de custos

A plataforma de gestão da comunicação de sim cards possibilita a redução de custos da operação de diversas maneiras.

Como já dito anteriormente, é possível ver o quanto cada linha está consumindo. Assim, uma estiver consumindo menos do que o pacote de dados contratado, diminui-se o seu plano.

Outra maneira de economizar é evitar deslocamentos desnecessários de uma equipe de técnicos. Ao saber que uma linha está inativa, a maior parte das empresas manda um técnico até o local para verificar o equipamento. Porém, em muitos casos, o problema não está no equipamento em si.

Com a plataforma de gestão, é possível ver exatamente qual foi o motivo de desconexão da linha. Então, além de evitar gastos desnecessários, se economiza tempo também.

Decisões mais assertivas

O chip M2M com plataforma permite ter uma visão detalhada do que acontece na base de linhas. Assim, a plataforma te oferece diversos relatórios para que quando você for tomar uma decisão, ela seja baseada em fatos e não em suposições.

 

Ficou com interesse em ver na prática como funciona uma plataforma de conectividade gerenciada para os seus sim cards?

Assista uma demonstração da plataforma de gestão da Datatem, que possui recursos exclusivos, além daqueles mencionados no texto!

 


Warning: preg_match(): Compilation failed: invalid range in character class at offset 12 in /home/datatem/www/wp-content/plugins/js_composer/include/classes/shortcodes/vc-basic-grid.php on line 184

Quais as principais diferenças entre M2M e IoT?

Com o avanço da tecnologia, novas necessidades surgiram. Consequentemente, novas aplicações de tecnologia […]

Você sabe o que está por trás da “modernização” da rede de esgoto?

Pode até ser invisível para quem vê, mas é fundamental para a evolução […]

Novidades na área de telemetria? Saiba antes que todo mundo!

    Copyright 2018 | Todos os direitos reservados a Datatem | Política de Privacidade

    Associated with 

    Scroll Up
    Iniciar conversa
    Olá, gostaria de receber um orçamento personalizado.