fbpx
Entre em contato pelo Telefone(41) 3343-5015

Automação de processos com tecnologia: 5 dicas para implementar na indústria

Todas as empresas que buscam mais agilidade e melhor uso de recursos devem considerar a automação de processos industriais. Afinal, mais do que apenas tendências de mercado, as inovações tecnológicas são a única escolha possível para as fábricas que buscam um diferencial competitivo e que querem se destacar em relação à concorrência.

Neste post, apresentaremos as 5 principais dicas relacionadas à automação de processos, para implementar em seu negócio e não ficar para trás. Continue a leitura e confira!

1. Use métodos ágeis para planejar as automações

Se a ideia for conectar equipamentos a sistemas de gestão, por exemplo, é essencial usar métodos ágeis e adotar tecnologias disruptivas, como a Internet das Coisas Industrial (IIoT), a fim de planejar a automação de processos.

Isso porque, por meio dos sensores de IIoT, os gestores acompanham o fluxo de produção em tempo real, fazem manutenções preditivas e detectam possíveis gargalos, entre outras ações que colaboram diretamente para obter resultados mais efetivos e aumentar a lucratividade.

2. Invista em serviços de nuvem

A automação de processos industriais busca integrar informações com o objetivo de criar estratégias eficientes de produção, manutenção e qualidade.

No entanto, como armazenar tantas informações? Como os sensores de IIoT estão sempre se comunicando e repassando diversos dados, o ambiente comum em que esses dados são salvos para a devida interpretação por meio de sistemas é a nuvem.

Nesse contexto, indicadores referentes à performance, à manutenção e ao tempo de produção ficam recolhidos em bancos de dados de cloud para possível utilização nos sistemas de automação de processos.

3. Implemente M2M

A comunicação entre máquinas (M2M) significa que a inteligência dos equipamentos industriais consiste em ler e interpretar informações e dados gerados por eles.

Um bom exemplo disso é o ganho de eficiência na gestão de estoque com o M2M. Quando um determinado produto estiver acabando, a prateleira informará às máquinas da linha de produção para agilizarem a manufatura desse mesmo item.

4. Prepare-se para a chegada do 5G

Outro ponto importante é a chegada do 5G no Brasil. Com isso, tanto downloads quanto aplicativos responderão mais rapidamente, em função de uma latência mais baixa — ou seja, haverá uma diferença menor de tempo entre o início de um evento e o momento em que notamos os seus efeitos.

Para a indústria, isso significa, por exemplo, que os sensores serão mais responsivos e ainda mais difundidos. Nesse sentido, os gestores terão a chance de reagir às informações decisivas em tempo real.

5. Aposte em conectividade

A única certeza sobre a automação de processos com tecnologia é que a tendência da conectividade continuará a evoluir. Já existem rumores sobre a Indústria 5.0, em que o foco será o elemento humano.

Se hoje a realidade é a Indústria 4.0, conectada por meio da Internet das Coisas — a qual trata da interligação de sistemas e máquinas —, a aposta para o futuro será o reforço dessa conectividade e a mistura entre as funções das máquinas e o papel humano, tornando-se complementares.

No entanto, a contribuição das pessoas ainda é essencial, mesmo que a inteligência artificial e o aprendizado de máquina estejam impulsionando a capacidade e a eficiência dos meios de produção. Embora as inovações tecnológicas tenham muita autonomia, os indivíduos ainda precisam controlar e orientar a maioria dos processos — além de ter que extrair o máximo dessas soluções por meio da coleta, comparação, análise e aplicação correta dos dados.

A verdade é que a automação de processos com tecnologia tem um papel crescente e universal, e, certamente, o gestor que não estiver atualizado sobre o assunto perderá o pioneirismo em seu segmento.

E por aí, como anda o processo de automação em sua empresa? Conte pra gente nos comentários!

Categorias: IoT

Warning: preg_match(): Compilation failed: invalid range in character class at offset 12 in /home/datatem/www/wp-content/plugins/js_composer/include/classes/shortcodes/vc-basic-grid.php on line 184

Telemetria na agricultura: o futuro da produção agrícola!

Descubra como o uso de novas tecnologias na agricultura tem contribuído para o […]

Indústria 4.0: a indústria conectada através da internet das coisas

A internet das coisas é um dos pilares da indústria 4.0 e é […]

Novidades na área de telemetria? Saiba antes que todo mundo!

    Copyright 2018 | Todos os direitos reservados a Datatem | Política de Privacidade

    Associated with 

    Scroll Up
    Iniciar conversa
    Olá, gostaria de receber um orçamento personalizado.