APN Privada vs APN Pública você sabe as diferenças? Todos os aparelhos e dispositivos que utilizam a rede GPRS (rede de celular 2G, 3G, 4G, 5G) precisam de um “endereço” para acessar a internet. Esse endereço é chamado de APN, do inglês Access Point Name -> Nome do Ponto de Acesso.
A APN, é um ponto de acesso necessário para ser possível a conexão entre máquinas, conexão Machine-to-Machine, ou M2M e a conexão IoT, conexão entre dispositivos de Internet das Coisas.
Em conexões M2M e IoT, uma máquina, dispositivo ou equipamentos, podem se conectar a qualquer APN assim como dispositivos podem se conectar a qualquer rede Wi-Fi.
Cada rede do tipo APN tem suas próprias configurações e controles para segurança, igual acontece nas redes do tipo Wi-Fi.
APN Privada vs APN Pública: você sabe as diferenças?
Podemos imaginar uma APN Pública como se fosse uma rodovia comum, onde todos os carros (aparelhos que se conectam através dela) podem passar por ela, e muitas vezes acontece que ela fica com lentidão, congestionada ou até mesmo totalmente parada.
Já a APN Privada é como uma estrada particular, onde o acesso a ela é limitado para veículos (dispositivos) autorizados, ou seja, somente quem possui uma chave de acesso específica pode trafegar nela. Desta forma, não haverá “fila”, lentidão, congestionamento nesta estrada (rede), pois o volume de veículos autorizados será sempre infinitamente menor do que todos os veículos que trafegam na estrada pública.
APN Pública: vantagens e desvantagens

No exemplo acima apresentamos a APN Pública como uma rodovia comum, que possui grande volume de acessos e por isso pode colapsar facilmente. Ao trafegar nela, você concorre com todos os “veículos” que estão tentando acessar, ao mesmo tempo, milhares de aplicativos e sites, usando celulares, computadores, tablets para se conectar às redes sociais, Youtube, WhatsApp e outros.
Todos os aparelhos conectados à internet podem usar a Rede pública, por ser uma configuração padrão nestes dispositivos. A APN pública é acessada automaticamente quando um dispositivo for conectado à internet.
Por ser uma configuração padrão de todo dispositivo (domésticos, pessoais, industriais, corporativos etc.) que pode se conectar à internet, todo o tráfego de dados acaba sendo direcionado para uma rede única, a APN Pública, que acaba ficando congestionada e imprópria para o tráfego de dados M2M e IoT.
APN Privada: vantagens e desvantagens
As linhas cadastradas na Rede privada têm prioridade de acesso às torres de telefonia. Elas pegam uma “via rápida” e passam na frente das solicitações de acesso pelas linhas que utilizam uma Rede pública. É um acesso prioritário, que permite melhor qualidade de comunicação, tráfego de dados mais estável e maior segurança de informações.
Outra vantagem da Rede privada é o controle que a empresa pode ter sobre seus acessos à internet. Uma Rede privada possibilita acompanhar o volume de dados que cada chip utiliza, levando a uma fatura correta no final do mês.
Quer uma conexão mais segura e estável para sua operação?
Fale com um especialista da Datatem e descubra como a APN privada pode transformar seu negócio.
Qual é melhor: APN Privada ou APN Pública?
Para empresas que precisam trafegar dados M2M e IoT, em aplicações de telemetria e internet das coisas, sem nenhuma dúvida, a APN Privada é a melhor escolha. Trafegar dados em APN Privada será sempre mais rápido, mais seguro e muito mais estável.
Podem ocorrer algumas desconexões por dia, sejam elas por questões da rede das operadoras ou por solicitação do equipamento (reset), porém, essas desconexões são muito mais raras em comparação as que ocorrem em APN pública.
Utilizando APN Privada, os dispositivos que utilizam chips M2M para se conectar à internet, utilizarão uma conexão de rede com pouquíssima ou nenhuma instabilidade. Isso é fundamental para segmentos de empresas que dependem de um tráfego de dados contínuo, como as de rastreamento, monitoramento, segurança patrimonial e meios de pagamento.
Para conectar seus dispositivos utilizando uma rede Privada, será necessário fazer alguns ajustes na configuração padrão deles, e para isso, você pode contar com a Datatem. Temos APNs Privadas com as operadoras Claro, Vivo, TIM, Algar e Emnify. São estruturas próprias da Datatem, desenvolvidas exclusivamente para melhorar a conectividade de dispositivos M2M/IoT de nossos clientes.
Cuidado com APN de Rede mascaradas
Há no mercado soluções que oferecem “Rede Privada”, mas, na verdade, o que fazem é usar uma máscara para a Rede pública. Ou seja, parece que a conexão de dados acontece por meio de um ponto de acesso privado (APN Privada) quando na realidade o acesso se dá via Rede de APN Pública.
Ao contratar uma Rede com APN Privada, é muito importante verificar se de fato os dados irão trafegar em uma rede privada. Os especialistas da Datatem podem te auxiliar com isso. Entre em contato conosco sem compromisso e descubra se seus dispositivos estão mesmo trafegando em Redes Privadas.
Como conectar os dispositivos à Rede com APN Privada
Quem oferece serviço de tráfego de dados com APN Privada são empresas especializadas em conectividade para telemetria e M2M, como a Datatem. As empresas contratam esses pontos de acesso das operadoras, constroem suas próprias redes privadas, para oferecer serviço de conectividade de melhor qualidade para o mercado.
Você quer ver na prática os benefícios do tráfego de dados em uma APN Privada? Assista à demonstração da nossa plataforma de gestão de conectividade e descubra como sua empresa pode reduzir custos com operações M2M!
Você também pode falar com a equipe comercial pelo botão de WhatsApp no canto inferior direito desta página. É só clicar e falar com nossa equipe!
Escolha a Excelência em Conectividade M2M com a Datatem
A Datatem não é apenas mais uma provedora de serviços – somos líderes em conectividade gerenciada para telemetria, M2M e IoT no Brasil desde 2012. Nossa dedicação à inovação e qualidade nos coloca à frente da concorrência:
→ Tecnologia de Ponta: Infraestrutura própria em dois datacenters Tier 3 para máxima confiabilidade.
→ Segurança Incomparável: APN Privada das principais operadoras para transmissão de dados ultra-segura.
→ Soluções Personalizadas: Planos adaptados às necessidades específicas de cada setor.
→ Estabilidade Garantida: Conexão M2M robusta e contínua para impulsionar seu negócio.
→ Expertise Comprovada: Uma década de experiência e uma equipe altamente especializada em IoT.
Não se limite a aquisição de simples chips de Telemetria. A Datatem oferece uma solução completa e superior para conectividade M2M e Banda Larga Móvel IoT.