Smart Grid
Smart Grid
Uma das bases das redes inteligentes – as chamadas Smart Grids – é ter uma comunicação que possibilite o envio dos dados da rede obedecendo a diferentes requisitos de velocidade e confiabilidade.
Por isso, tem se tornado cada vez mais comum a utilização do protocolo de envio de pacotes GPRS para controle dos ativos de aplicações de eficiência energética, como medição de energia, sinalização de falha em fiações, verificação de continuidade da rede, entre outros.
Como o protocolo GPRS funciona na rede celular comercial, qualquer área onde haja cobertura será um ponto de garantia de funcionamento. O uso desta rede permite o envio dos dados coletados junto aos medidores para a Central de Supervisão.
Medição Individualizada
Os dados são encaminhados a um equipamento concentrador com conexão de dados GPRS que leva as leituras diretamente à concessionária/operadora.
As redes 3G e 4G agregam ainda a possibilidade de novos serviços, devido à alta velocidade. Mesmo em locais, onde há disponibilidade somente de rede 2G é possível atingir taxas mais do que suficientes para envio dos dados dos medidores inteligentes.
Mas, para além da comunicação, projetos de eficiência energética demandam informações específicas sobre a conexão, bem como a gestão dos sim cards utilizados para a telemetria.
Por isso, a Datatem é hoje a melhor solução para aplicações de eficiência energética que não abrem mão de ter o controle de toda a cadeia de transmissão de dados.