Política de cancelamento de serviços com a Datatem

Prezado Cliente,

Lamentamos que você esteja considerando a possibilidade de cancelar o serviço com a Datatem, compreendemos que podemos não ter atendido alguma expectativa sua e estamos à disposição para conversar sobre as alternativas disponíveis para reverter a sua decisão. Acreditamos que o diálogo é o melhor caminho para a construção de relações duradouras.

A seguir você encontrará informações para endereçar sua solicitação. Nossa área de suporte ao cliente registrará seu pedido, gerando um número de protocolo para você acompanhar, trazendo segurança para você em relação as datas e prazos associados à sua solicitação. Nossa equipe dará o suporte necessário para você durante esse processo.

⚠ Atenção: o cancelamento da linha é irreversível.

É importante que você leia com atenção as informações abaixo, esclareça dúvidas que possam surgir, com o suporte ou com o seu executivo de contas, e que programe o cancelamento das linhas com a segurança de que isso não comprometerá a sua operação. A linha é cancelada na operadora móvel, impossibilitando a recuperação do mesmo número de SIM Card pela Datatem ou por você, por isso, é importante que você solicite o cancelamento apenas quando estiver seguro de que não precisará mais do número que será cancelado.

É comum recebermos pedidos de clientes para reverter o cancelamento, por isso, reforçamos a importância de você avaliar essa decisão com cautela e considerar as alternativas que oferecemos para você manter a linha conosco.

Você conhece e utiliza todas as vantagens que a Datatem disponibiliza para você?

Suporte Técnico Especializado: se sua linha não está funcionando como você gostaria, a equipe de suporte pode contribuir para encontrar uma solução, basta você dividir a situação com um dos especialistas. Dificuldades com a conectividade, qualidade de sinal, configuração de APN ou de serviços, análise de viabilidade de cada operadora na região onde você precisa e outras dúvidas técnicas podem ser resolvidas pela área de suporte. Se você está passando por alguma dessas situações, nossa equipe de especialistas está pronta para encontrar a melhor solução para a sua empresa. Você só precisa entrar em contato por um dos canais de atendimento do suporte: email, WhatsApp ou telefone.

Plataforma de gestão de conectividade Datatem: já explorou todas as funcionalidades de nossa plataforma premium? Você não paga nada a mais por esse recurso. A plataforma disponibiliza funcionalidades que podem otimizar sua operação, são mais de 60 recursos disponíveis. Com a plataforma, você terá acesso a informações como o tamanho de pacote de dados ideal para cada linha e a operadora com melhor qualidade de sinal  onde você precisa.  Ainda não utiliza ou precisa de auxílio para utilizar a plataforma? Basta agendar um treinamento online e gratuito com seu executivo de contas ou solicitar uma demonstração. Vamos tentar?

Atendimento consultivo com seu Executivo de Contas: há situações que fogem das habituais, por exemplo, para projetos ou aplicações de conectividade M2M e/ou IoT muito específicas, que precisarão de customização para o seu negócio. Nesse caso, seu Executivo de Contas poderá contribuir. Converse com ele antes de solicitar o cancelamento, assim ele poderá esclarecer dúvidas e sugerir alterações na solução que você está recebendo. Estamos constantemente investindo em tecnologias, em melhorias em nossa infraestrutura própria e negociando com as operadoras, para entregar cada vez mais valor para os clientes. Queremos garantir que você obtenha o máximo aproveitamento dos nossos serviços.

Alternativas do cancelamento

Algumas situações em que o cancelamento parece ser a solução, podem ser resolvidas de outra maneira, sem cancelar e sem custo para você, por exemplo:

Troca de chip ou SIM Card mantendo o pacote de dados (troca comum)

Ideal para quais situações?

  • Quando o seu chip ou SIM card atual está danificado ou com defeito, mas você quer manter a mesma operadora e o mesmo pacote de dados;
  • Quando você quer mudar de operadora mantendo o mesmo pacote de dados.

Em uma das duas situações acima, basta entrar em contato com o suporte e solicitar a troca do chip / SIM card por outro. Este processo não tem custo e é rápido. Você pode escolher qualquer operadora, desde que ela ofereça o plano desejado.

Troca de SIM card com mudança de pacote de dados

Ideal para quais situações?

  • Quando você quer mudade operadora e aumentar (upgrade) ou reduzir (downgrade) o pacote de dados do chip;
  • Quando você precisa mudar de telemetria para banda larga ou vice-versa.

A troca de SIM card com mudança no plano de dados segue um processo semelhante à troca comum. Não há cobrança pelo serviço de troca do chip nem custo de frete. Você pagará apenas a mensalidade do novo pacote de dados contratado.

ATENÇÃO! Para redução do pacote de dados (downgrade) a solicitação só poderá ser realizada se o último upgrade de plano no SIM card tiver ocorrido há mais de 60 dias ou se a compra do chip não for anterior a 180 dias.

Mudança do pacote de dados sem a troca do SIM card

Ideal para quais situações?

  • Quando você quer mudar o pacote de dados sem mudar de operadora e sem mudar de telemetria para banda larga ou banca larga para telemetria.

A troca de plano e pacote é realizada no sistema da Datatem e tem prazo de até 24 horas para ser concluída, dependendo da operadora.

Não sabe se esta solução resolveria o que você precisa? Consulte a plataforma de gestão de conectividade da Datatem!

Utilizando a plataforma você facilmente pode verificar se o seu pacote de dados está adequado para a necessidade de sua operação. A plataforma mostra quanto do pacote de dados está sendo utilizado por cada chip. Na Datatem, você troca de plano de maneira simples e rápida. Faça upgrades ou downgrade de plano sem ter que trocar o chip.

ATENÇÃO! No caso de downgrade (redução de plano), a sua solicitação só poderá ser efetuada se o último upgrade no SIM card tiver ocorrido há mais de 60 dias ou se a compra do plano não for anterior a 180 dias.

Suspensão temporária do serviço:

A suspensão temporária é a escolha ideal para situações transitórias que não ultrapassem 30 dias. Durante esse período, não há cobrança pelo plano de serviço do SIM card suspenso.

Ideal para quais situações?

Se você precisar desativar temporariamente suas linhas, por até 30 dias. Após a solicitação, a suspensão ocorre no mesmo dia da solicitação.

Para solicitar qualquer uma das quatro situações anteriores

Envie sua solicitação para o e-mail suporte@datatem.com.br.

ATENÇÃO! Se for fazer mais de uma solicitação, envie um e-mail para cada uma, pois os serviços têm prazos diferentes e isso assegurará que você possa acompanhar cada situação de maneira precisa, com o número de protocolo de cada uma. Certifique-se de incluir no e-mail todas as informações essenciais para agilizar o atendimento de sua solicitação.

Assunto do e-mail: informe o serviço que deseja realizar, por exemplo:

  • Troca de chip mantendo o pacote de dados
  • Troca de chip com mudança de pacote de dados
  • Mudança do pacote de dados sem a troca do chip
  • Suspensão temporária 

Corpo do email: siga os passos a seguir:

  • Descreva o que você precisa
  • Informe os números das linhas que deseja realizar a ação
  • Informe se deseja aumentar ou diminuir a franquia do chip, qual plano de serviço que deseja contratar, tamanho da franquia de dados.
  • Informe o nome da operadora que deseja para cada chip / número, apenas se houver mudança na operadora atual

 As informações acima, com detalhes, são fundamentais para que possamos processar sua solicitação de forma eficaz e atender às suas necessidades de maneira adequada e no menor tempo possível.

Outras soluções

Além das soluções apresentadas anteriormente, temos mais alternativas, como a mudança para o plano compartilhado, que pode evitar o cancelamento da linha e você pode solicitar direto para o seu Executivo de Contas. Se você tiver alguma dúvida ou quiser saber mais sobre a possibilidade apresentada, estamos à disposição para dialogar. Não é de nosso interesse interromper a nossa parceria. Acreditamos em nossa proposta de valor, estamos seguros de que entregamos soluções, serviços e atendimento de qualidade superior a oferecida no mercado, por isso, se sua empresa não pode ficar parada, sem conectividade segura, confiável, com gestão e atendimento consultivo, converse com seu Executivo de Contas. Pode haver algo que possamos fazer para entregar mais valor ainda para você e sua empresa.

Se ainda assim você decidir prosseguir com o cancelamento do serviço, entenderemos sua decisão. Basta seguir as instruções abaixo:

Instruções para solicitar o cancelamento

Pagamentos em dia

Para solicitar cancelamento de linhas não pode haver pagamentos pendentes com a Datatem, é preciso estar adimplente com os pagamentos de todos os serviços. Faturas, boletos, negociações ou qualquer tipo de pagamento atrasado impossibilitará o cancelamento da linha. Se houver dúvida sobre este assunto ou você precisar regularizar algum pagamento, consulte nossa área financeira: financeiro@datatem.com.br ou WhatsApp: (41)99139-0570.

Canal oficial para solicitações de cancelamento de linhas e serviços

Cancelar linhas é um processo que se não realizado adequadamente pode trazer consequências negativas para sua empresa, e nós não queremos que isso aconteça. Para assegurar que tudo aconteça como deve, algumas pessoas da equipe foram treinadas para realizar este processo com excelência. É por isso que a solicitação de cancelamento somente será atendida quando solicitada pelo e-mail suporte@datatem.com.br

Assunto do e-mail

Para agilizar o seu atendimento, o assunto do e-mail deve estar no seguinte formato:
Cancelamento – Nome de sua empresa.
Por exemplo: Cancelamento – Empresa XYZ de Transportes

Informações necessárias

  1. No corpo do e-mail, envie informações no formato de texto. Não envie imagens, fotos, pois elas costumam perder a configuração o que pode atrasar a sua solicitação;
  2. Inclua as seguintes informações no corpo do e-mail:

– Número da linha e/ou número do SIM card. A localização dessa informação está disponível na imagem abaixo.

– Motivo do cancelamento. Essa informação é importante para que possamos entender situações que fazem o cliente cancelar o serviço nos possibilitando melhorar processos, serviços e oferta. Agradecemos se você puder fornecer detalhes sobre o que motivou sua decisão.
– Anexos: se for necessário enviar algum arquivo anexo, ele deve estar em formato de planilha, por exemplo arquivo do Excel ou Google Sheets. Você poderá enviar o modelo de planilha como anexo ou copiar os dados diretamente no corpo do e-mail. Clique aqui para baixar o modelo de planilha. 

Uma vez recebido o e-mail com a sua solicitação, ela será registrada em nosso sistema de atendimento, gerando um número de protocolo que trará segurança para você em relação aos períodos de cobrança e prazos acordados em contrato e aditivos contratuais, se houver.

Somente por este endereço de e-mail o seu pedido será registrado e seguirá o fluxo necessário para realização do processo como ele precisa ser feito. Outras pessoas e área da Datatem não têm acesso ao sistema utilizado para cancelar linhas.

Prazo de cancelamento

Após receber a sua solicitação de cancelamento, no e-mail suporte@datatem.com.br iniciamos a contagem de um prazo de 5 dias úteis para concluir o cancelamento. Esse é o tempo necessário para a realização interna, na Datatem, dos processos envolvidos em desativar uma linha de dados, e na operadora.  O prazo total pode variar entre 5 e 7 dias, dependendo do dia da semana e hora de sua solicitação, pois são 5 dias úteis. Consideramos 9 horas comerciais por dia útil, e não contamos sábados, domingos e feriados como horas úteis. A imagem abaixo auxiliará nesse entendimento.

Dias de semana para cancelamento

Cancelamentos são realizados somente em dias úteis da semana, excluindo sábados, domingos e feriados.

Cancelamento próximo ao fim do mês

Se o término do cancelamento, ou seja, o final do prazo de 5 dias úteis, coincidir com nosso período de faturamento, entre os dias 27 a 30/31 ou dias 27 a 28/29, no caso de fevereiro, o cancelamento será realizado somente no primeiro dia últil do mês seguinte. Mas não se preocupe, você não será cobrado por esse período. Aplicaremos um desconto, que será realizado na fatura seguinte, com prazo de até 1 mês para ser realizado.

Programação do cancelamento

Não é possível agendar o cancelamento para uma data específica. O processo é iniciado a partir do recebimento de seu e-mail para suporte@datatem.com.br com a solicitação.

Início do período de cancelamento

O início do período de cancelamento ocorre logo após o atendimento de seu e-mail por um especialista do suporte, que avaliará sua solicitação e enviará para você, por e-mail, uma confirmação, informando que seu pedido está em andamento.

Verificação de cancelamento

Durante o período de cancelamento, um especialista do suporte entrará em contato com você por meio de ligação, para confirmar os números das linhas que serão canceladas, pois este processo é irreversível, ou seja, não tem como desfazer o cancelamento e recuperar o mesmo número da linha cancelada.

Custos de cancelamento

Para saber os custos relacionados ao cancelamento do serviço, consulte seu contrato com a Datatem. Se precisar de orientação nesta etapa, entre em contato com o seu Executivo de Contas. Se não souber quem é o seu Executivo de Contas, basta solicitar essa informação na área de suporte ao cliente.

Confirmação de cancelamento

Após efetivado o cancelamento, você receberá um e-mail com a confirmação do processo.

Agradecemos por considerar nossos serviços. Se surgir qualquer dúvida ou se precisar de assistência adicional, não hesite em nos contatar.

Estamos à disposição pelos seguintes canais de atendimento:
Email: suporte@datatem.com.br
Telefone: (41) 3343-5015 – opção 2
WhatsApp da área de Suporte: (41) 99746-0015

plugins premium WordPress