Chip IoT: conheça o potencial da conectividade IoT! 

  • Tempo de leitura:11 minutos de leitura
No momento, você está visualizando Chip IoT: conheça o potencial da conectividade IoT! 

Você já ouviu falar em chip IoT? Essa tecnologia pode aumentar a produtividade, a segurança e a eficiência da empresa ao possibilitar que diferentes tipos de dispositivos fiquem conectados, trocando informações.

Quando falamos em chip, é natural as pessoas assimilarem o termo a um chip de celular tradicional. Mas será que chip para conectividade IoT e chip celular são a mesma coisa? 

Não necessariamente! Um  SIM Card IoT foi projetado para conectar objetos físicos ou máquinas, e manter uma rede de comunicação entre eles.

No artigo de hoje explicaremos o que é chip IoT, como ele funciona, quais são seus benefícios e como você pode ter acesso a essa solução. Acompanhe! 

O que é o chip IoT

O chip IoT é um componente eletrônico que, quando inserido em objetos físicos ou máquinas, possibilita que esses dispositivos fiquem conectados na rede trocando informações e dados. 

Aparentemente, os chips IoT são semelhantes aos chips tradicionais encontrados em aparelhos celulares e tablets, mas na prática, possuem distinções. Eles apresentam uma estrutura mais resistente para suportar condições adversas, como umidade, poeira e calor.

O tipo de dispositivo onde o  SIM Card IoT  será utilizado é que vai determinar o formato do chip, se será do tipo robusto ou triplo corte.

Tipo robusto

Fabricado com materiais mais resistentes para suportar impactos, vibrações, variações de temperatura e umidade. 

É indicado para:

  • Dispositivos que ficarão expostos ao tempo (ambiente externo, frio, calor, umidade, etc).
  • Dispositivos com muita trepidação (estradas ruins, máquinas que trepidam).

Triplo corte

Possui três formatos de chip em um único cartão, permitindo que seja quebrado no tamanho necessário para o dispositivo (padrão, mini e micro).

É indicado para:

  • Situações onde o tamanho do chip exigido pelo dispositivo é desconhecido ou pode variar.

Como o chip IoT funciona

No Brasil, o chip IoT funciona utilizando a rede GPRS (General Packet Radio Service), uma tecnologia já utilizada em nossos smartphones e aparelhos celulares que permite o transporte ou tráfego de dados por pacotes.

A transferência dos dados ocorre através das infra estruturas já estabelecidas pelas nossas operadoras de telefonia móvel – antenas 2G, 3G, 4G, 4G/LTE (NB-Iot, CAT-1, CAT-M1) ou 5G, o que reduz significativamente os custos de implantação e manutenção para os usuários.

Aplicações do Chip IoT

A aplicação de chips IoT alcançam diversas vertentes de negócio. Abaixo, veja as principais:

Indústria

Empresas do setor de manufatura podem implementar um SIM Card IoT em máquinas e equipamentos para garantir a coleta contínua de informações, e transferir esses dados para um sistema em nuvem que ajuda a monitorar o desempenho desses ativos.

Esses dados podem incluir informações sobre temperatura, vibração, consumo de energia e tempo de operação, o que não só permite a detecção precoce de falhas como ajuda na programação de manutenção preventiva. 

Além disso, os chips para conectividade IoT podem ser usados para otimizar processos de produção, uma vez que os dados coletados indicam áreas de ineficiência e oportunidades de melhoria, em tempo real.

Mais controle, menos paradas na sua linha de produção

Conectividade IoT estável para sensores, e equipamentos críticos.

Agronegócio

Agricultores podem aplicar chips IoT em maquinários e implementos agrícolas para acompanhar a performance de plantadeiras, colheitadeiras e tratadores, e para localizar os ativos que apresentaram falhas e ficaram parados no meio do campo. 

Os chips também servem em dispositivos que monitoram o ambiente, como o solo, a temperatura e imagem das plantas, contribuindo significativamente para a agricultura de precisão.

O SIM Card IoT  pode ser utilizado, ainda, para automatizar sistemas de irrigação e fertilização, o que contribui para a propriedade fazer o uso eficiente dos recursos hídricos e reduzir o desperdício de insumos agrícolas.

Plante com dados, colha eficiência

Nossos chips M2M/IOT funcionam até nas áreas mais remotas.

Logística

Empresas podem recorrer aos chips de Internet IoT (sinônimo de conectividade IoT) para aumentar a segurança e a qualidade da sua frota — a partir da manutenção preventiva com telemetria, e melhorar a performance dos condutores durante as ações de transporte. 

Os chips IoT também permitem o rastreamento em tempo real de veículos e mercadorias, proporcionando às empresas maior visibilidade sobre a cadeia de suprimentos e possibilitando a otimização de rotas e horários de entrega. 

Os dados coletados pelos chips também podem ser utilizados para identificar padrões de comportamento dos motoristas, o que pode ser útil na hora de aplicar treinamentos para melhorar a eficiência e a segurança das operações logísticas.

Reduza perdas e otimize suas rotas com chip IoT

SIM cards IoT com conectividade de baixa latência e cobertura em áreas de sombras.

Projetos urbanos de cidades inteligentes

Chips IoT podem ser aplicados para melhorar a experiência de pedestres e motoristas, garantindo que luminárias, semáforos, parquímetros e câmeras de segurança em locais públicos fiquem funcionando mesmo sem interferência humana. 

Além disso, os chips IoT podem ser utilizados para monitorar a qualidade do ar e da água, gerenciar o tráfego de veículos e pedestres, e otimizar a coleta de resíduos sólidos. Todos esses dados podem ser integrados em uma plataforma em nuvem, o que permite uma gestão mais eficiente e sustentável dos recursos urbanos.

Gestão pública com mais controle e economia

Soluções para iluminação, medição remota e segurança integrada.

Qual é a relação entre chips IoT e telemetria?

O chip IoT está relacionado à conexão de objetos físicos à internet para compartilhamento de dados. A telemetria, por sua vez, é uma tecnologia que se concentra na coleta e na transmissão das informações para análise ou monitoramento remoto.

Antes do surgimento da IoT, o termo telemetria já existia, com a conectividade M2M fazendo a frente na troca de dados entre uma máquina e outra. 

Com o avanço da Internet das Coisas, essa troca de informações se tornou muito mais avançada, permitindo que uma variedade de dispositivos físicos passassem a ser conectados em uma só rede, compartilhando uma quantidade massiva de dados.  

A telemetria depende de dispositivos de comunicação sem fio, como rede de telefonia, ondas de rádio e sinais de satélite. Os chips para conectividade IoT atuam como ponte para assegurar essa comunicação.   

Como a tecnologia de chips IoT pode ser segura contra cibercriminosos e hackers

Por ser uma tecnologia similar aos chips tradicionais, que envolvem a troca de pacotes de dados e conexão com a internet, os dispositivos com SIM Card IoT também são alvos de ataques hacker e ameaças cibernéticas. É importante frisar, no entanto, que medidas podem ser adotadas para aumentar a segurança desses dispositivos.  

Uma delas envolve conversar com a empresa fornecedora dos chips IoT para avaliar se ela possui uma infraestrutura preparada para atuar contra a ação de criminosos, e se trabalha com uma estrutura de APN privada, ao invés de uma APN pública.

A APN privada proporciona mais segurança que a pública porque possui menor tráfego de dados, tem prioridade de acesso às torres de telefonia, e porque permite identificar o volume de dados que cada SIM Card IoT utiliza.

Outra medida interessante que pode ajudar, é avaliar se a empresa possui Serviços de VPN’s e IP’s dedicados, criptografia de dados e IP’s fixos.

Vantagens e benefícios de chips para a conectividade IoT

Chips para conectividade IoT estão transformando o mundo que conhecemos, beneficiando não apenas empresas que investem na tecnologia, mas também a população em geral, que consome produtos e serviços provenientes desses modelos de negócio.

A seguir, veja algumas vantagens obtidas a partir dos chips IoT:    

  • Automação de inteligente de processos e sistemas: eles permitem que dispositivos troquem informações entre si e tomem decisões com base em dados coletados;
  • Monitoramento remoto: é possível acompanhar o status e o desempenho de objetos físicos e sistemas de forma remota, o que possibilita uma reação mais rápida diante de eventos e problemas críticos;
  • Insights valiosos: dados coletados podem melhorar a eficácia das estratégias de negócios, ampliando as chances da empresa obter maiores ganhos financeiros e competitividade; 

Inovação contínua: latência mínima e capacidade de conectar um número massivo de dispositivos simultaneamente possibilita o desenvolvimento de novos produtos, serviços e modelos de operação.

Sua empresa merece mais do que um chip comum

Multioperadora, APN privada e suporte técnico de verdade.

Qual a diferença entre IoT o M2M

Os chips IoT e chips M2M são sinônimos de conectividade e compartilham o mesmo objetivo: trafegar dados entre máquinas ou dispositivos sem a necessidade de uma ação humana. 

Isso significa que, na prática, ambos desempenham praticamente o mesmo papel. Mas na teoria, eles apresentam distinções.  

O M2M envolve a conexão direta entre dois dispositivos para criar uma rede limitada e específica de comunicação. O foco aqui é o tráfego de dados entre esses dois dispositivos. 

A IoT, por outro lado, expande esse conceito. A tecnologia permite a criação de redes complexas de comunicação, o que garante a interação entre múltiplos dispositivos e aplicações.

É comum utilizar tecnologia M2M em telemetria, na hora de medir a temperatura de um ambiente de armazenamento, por exemplo. Já a IoT é usada não só para medir a temperatura de um armazém, mas também para acessar as informações através de um computador ou aplicativo em qualquer lugar do mundo. 

Quanto custa ter um chip IoT

Há diferentes modelos de negócios na venda de chips IoT. O cliente contrata o plano de dados que vem no chip (disponível M2M e IoT), e opta pela opção pré-pago ou pós-pago. Algumas empresas cobram taxa de ativação do chip, que costuma ficar próximo de R$10,90 (não é o caso da Datatem).

Quanto à mensalidade, o valor do plano de dados pós-pago irá variar de acordo com o tamanho (franquia) do plano de dados mensal contratado. Normalmente esse plano fica entre 20 MB e 1 TERA.

O valor da mensalidade também vai considerar os serviços adicionais contratados pelo cliente, como pacotes de SMS, plataforma de gestão, suporte técnico especializado, e da qualidade da conexão fornecida.

Existem empresas que apenas repassam chips/planos que compram no atacado das operadoras móveis e vendem em menor quantidade. Já outras, investem em infraestrutura própria para melhorar a qualidade da internet móvel fornecida pelas operadoras, agregando valor ao serviço (caso da Datatem).

De maneira geral, as mensalidades de um plano de dados inicial, pós-pago, de 20MB ficam próximas de R$6,90 sem serviços adicionais e de R$11,90 com qualidade de internet superior e serviços extras contratados.

Chip IoT e conectividade de alta disponibilidade para o Brasil todo

Cobertura nacional com chips Claro, Vivo, TIM e Emnify.

Cuidados ao adquirir chip IoT

Você pode adquirir chips para conectividade IoT em muitos lugares, como em operadoras móveis, revendedores de chips e fornecedores especializados em conexão M2M e IoT.

No entanto, antes de adquirir os chips, é importante que você se atente aos seguintes pontos:

  • Onde a tecnologia será usada? 
  • Os dispositivos com SIM Card IoT ficarão parados ou estarão em movimento?
  • A transmissão de dados será em tempo real ou 1 vez por dia?
  • É esperado algum suporte técnico e comercial após a aquisição?

Desconhecer onde a tecnologia será aplicada, pode levar a sua empresa a adquirir uma quantidade inferior ou até mesmo superior de chips. Além disso, a maioria dos locais que vendem chips trabalham com um plano de dados ou banda larga, mas não prestam serviço de suporte especializado em telemetria, M2M e IoT.

Para você não correr o risco de investir em soluções que não atendam as necessidades de sua empresa, fale com especialistas em conectividade que oferecem planos de internet IoT.

Conte com a Datatem! Somos especialistas em telemetria M2M e conectividade IoT, temos chips com planos de dados (internet móvel) da Vivo, Claro, TIM e Algar. Entregamos conectividade em todas as tecnologias (2G, 3G, 4G) e protocolos de comunicação disponíveis (NB-Iot, CAT-1, CAT-M1) com qualidade superior. Nossa infraestrutura de tecnologia nos permite entregar conectividade de alta disponibilidade, segura, estável e muito mais confiável para a sua empresa.

Escolha a Excelência em Conectividade M2M com a Datatem

A Datatem não é apenas mais uma provedora de serviços – somos líderes em conectividade gerenciada para telemetria, M2M e IoT no Brasil desde 2012. Nossa dedicação à inovação e qualidade nos coloca à frente da concorrência:

🔹Tecnologia de Ponta: Infraestrutura própria em dois datacenters Tier 3 para máxima confiabilidade.
🔹Segurança Incomparável: APN Privada das principais operadoras para transmissão de dados ultra-segura.
🔹Soluções Personalizadas: Planos adaptados às necessidades específicas de cada setor.
🔹Estabilidade Garantida: Conexão M2M robusta e contínua para impulsionar seu negócio.
🔹Expertise Comprovada: Uma década de experiência e uma equipe altamente especializada em IoT.

Não se limite a aquisição de simples chips de Telemetria. A Datatem oferece uma solução completa e superior para conectividade M2M e Banda Larga Móvel IoT. Descubra hoje como podemos transformar sua conectividade M2M e impulsionar o sucesso do seu negócio.

Mais de 1.500 empresas já confiam na Datatem

Junte-se a quem já resolveu seus problemas de conectividade.